Em cena, inquietudes musicais
Em cena, inquietudes musicais
O cantor e compositor Bernardo
Pellegrini e o Bando do
Cão Sem Dono se apresentam
hoje no Cabaré do Filo
Antônio Mariano Júnior
DivulgaçãoBernardo Pellegrini e Bando: público ouvirá belas estripulias sonorasEle está no meio de nós. Ele e o seu Bando do Cão sem Dono. Bernardo Pellegrini. Que no violão e vocal, acompanhado por Marcos Scolari (acordeon e teclado), Ricardo Garramone (baixo) e Eduardo Batistella (bateria), sobe ao sagrado palco musical do Cabaré do Festival Internacional de Londrina hoje, à meia-noite.
Quase uma hora de show. Doze músicas, das quais dez saídas diretamente do mais novo CD de Bernardo e o Bando do Cão Sem Dono - Quero Seu Endereço - cujo lançamento oficial acontece no dia 24 de junho no Sesc Ipiranga, de São Paulo, dentro do projeto Lançamentos. Trata-se de um show em que é preciso principalmente aguçar, e se for o caso rimar, coração e audição.
É que nessa nova empreitada musical, Bernardo e seus colegas de trabalho estarão mostrando o que acontece quando há o entrelaçamento de ritmos. É um trabalho de composição de gêneros, de fusão de ritmos dentro de uma tradição literária da MPB- avisa. Ou seja, o público ouvirá as belas estripulias sonoras com bases fincadas no baião, blues, funk, valsas e até baladas românticas.
O público que for ao Cabaré, na verdade, terá uma boa noção da atual linha de trabalho de Bernardo e cia. Um trabalho conceitual, é certo, mas acessível. E o que é melhor: em momento nenhum descamba ou esbarra e pede perdão ao convencionalismo e/ou à obviedade. Trata-se de algo maduro, bom, pronto para ser descolado do galho e comido sem medo.
Em suma, a apresentação de hoje no Cabaré vai privilegiar a musicalidade das canções e não apenas o lado dançante da coisa toda para, assim, satisfazer a vontade (até necessária, por que não) que uns e outros têm de chacoalhar o corpinho na tentativa de entender algo simples porém consistente como é Quero Seu Endereço.
O disco sairá com 16 faixas assinadas só por Bernardo ou por ele em parceria com poetas londrinenses como Nelson Capucho, Rodrigo Garcia Lopes, Olegário Mazzer. Uma das faixas mais intrigantes é Lírio Branco, adaptação de um poema de Laurie Anderson. Aguardemos, pois, o lançamento. Por enquanto fiquemos com o aperitivo que será servido logo mais à noite.
Mas desde já fiquem sabendo: não foi assim da noite para o dia que Quero Seu Endereço saiu do forno. Não, não. No ano passado, Pellegrini chegou a inscrever o projeto do disco na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Pedia R$ 45 mil. Conseguiu 2% do valor. E não foi por falta de procurar não. Procurei pelo menos 60 empresas e as respostas eram sempre passa lá, vamos ver. É muito desgastante para um artista porque acaba-se entrando na vida fiscal do sujeito- comenta ele. A lei é válida, mas precisa ser melhor explorada- complementa.
Foi-se o tempo e eis que com a base do disco - gravada nos estúdio Tompsom, de Londrina - Bernardo conseguiu que o material chegasse às mãos de Costa Neto, diretor artístico da gravadora Dabliu. Elogios. Mais que isso, a gravadora se propôs a fazer a parte gráfica e a distribuição do trabalho. Ou seja, o disco poderá ser encontrado em todo o território nacional.
Mais: a Dabliu deve relançar até o final do ano o disco anterior de Bernardo e seu Bando - o instigante Dinamite Pura. E tem mais ainda: dependendo da boca aceitação dos dois trabalhos, pode até sair um disco totalmente produzido pela gravadora. É lógico que tudo isso deve ser comemorado, já que Bernardo é movido - ainda bem - pela inquietude.
Ele e cia. merecem ter o trabalho reconhecido, ampliado, valorizado. Aplaudido. Tudo isso tem um preço, uma parcela de sacrifício pessoal que precisa ser oferecida em nome de um objetivo sobretudo nobre: mostrar sua arte, sua competente e sensível arte. De não ter medo nenhum de enfiar a cara, em nome da santa loucura, e se assumir como artista. Um grande e genial artista que tem tudo para chegar no famoso lá. Que assim seja!
Show com Bernardo Pellegrini e Bando do Cão Sem Dono - Hoje, à meia-noite, no Cabaré do Filo (Avenida Celso Garcia Cid, 1.419). Ingressos a R$ 10,00 (estudantes, idosos e funcionários da Universidade Estadual de Londrina pagam meia).





