Representando espanholas e ciganos mais de 200 alunos da Escola Municipal de Dança (EMD) contarão a história de amor proibido do Balé Dom Quixote. As apresentações que acontecem de quinta (1º) a domingo (4), às 20h, e também dia 04, às 16h (balé infantil), no Teatro Ouro Verde, marcam o encerramento das atividades do ano letivo da entidade que atua em Londrina há 29 anos. No palco, serão apresentadas 24 coreografias de balé clássico e danças contemporâneas adaptadas para a montagem.

Leia mais:

No interior do coração da onça, da mitologia à realidade

Baseado no livro clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, o Balé Dom Quixote destaca traços hispânicos, com cavaleiros animados e espevitadas senhoritas. A primeira adaptação para o balé aconteceu em 1740, na Áustria, por Franz Hilverding, depois com Jean Georges Noverre, em 1768, também em Viena, com música de Josef Starzer. Desde então, o romance tem sido representado de diversas formas e linguagens artísticas em todo o mundo. Já em 1869, o Ballet Imperial, no Teatro Bolshoi, estreou uma das mais conhecidas montagens de balé, com a coreografia de Marius Petipa e música de Ludwig Minkus, em Moscou, na Rússia. Essa é, justamente, a versão na qual a EMD preparou sua releitura para contar as aventuras de Dom Quixote e de Sancho Pança em meio ao romance da jovem Kitri com o barbeiro Basílio.

Dom Quixote: considerado um 'ballet de repertório', a montagem temo Grand Pas de Deux como um de seus momentos mais importantes
Dom Quixote: considerado um 'ballet de repertório', a montagem temo Grand Pas de Deux como um de seus momentos mais importantes | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

O espetáculo de encerramento do ano letivo da EMD de 2022, a exemplo de anos anteriores, contará com uma produção de grandes companhias. Reunindo alunos de diferentes idades e níveis de balé no mesmo palco a versão londrinense de Dom Quixote será digna de grandes companhias, com figurinos e cenários exclusivos. A produção foi feita de forma independente, custeada com a ajuda dos pais dos estudantes.

A coordenadora pedagógica da EMD e diretora-geral do espetáculo, Luciana Lupi ressalta que a preparação para a montagem começa no início do ano letivo, quando a história da montagem, bem como o estilo do espetáculo e técnicas são ensinadas de acordo com o nível de cada turma e bagagem acumulada. “Desde o início do ano, os alunos já têm contato com o que vem pela frente e as técnicas que serão utilizadas na montagem. Fechar o ano com um espetáculo como esse é um modo de colocarem em prática de forma artística o que aprenderam em sala de aula”, diz, completando que, participam alunos da unidade Centro (sede) e da unidade Norte. Além dos alunos, haverá participação especial do bailarino Matheus Nemoto, que integra o corpo profissional do Ballet de Londrina e já foi aluno da EMD, depois de ser descoberto pelo extinto projeto Faces, que era realizado em escolas públicas da periferia de Londrina.

O balé Dom Quixote destaca traços hispânicos com cavaleiros animados e espevitadas senhoritas
O balé Dom Quixote destaca traços hispânicos com cavaleiros animados e espevitadas senhoritas | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Luciana comenta que Dom Quixote é considerado “ballet de repertório”, um espetáculo clássico que conta uma história por meio de coreografias divididas em atos, ou cenas, que ajudam a construir a linha temporal da narrativa, característica similar às peças de teatro. “Nossa montagem será realizada na íntegra a original, divida em quatro grandes atos. No total, serão 24 coreografias de balé clássico e outras três danças contemporâneas adaptadas à montagem.” Um dos momentos mais importantes nesse balé é o Grand Pas De Deux, com os personagens Kitri e Basílio, que já foram interpretados por grandes bailarinos da história do balé em todo o mundo. “Dentre os alunos da escola, temos cinco formandas que farão várias participações, além de outros personagens.” A direção artística é de Marciano Boletti.

(Com assessoria de imprensa)

Serviço:

Espetáculo Dom Quixote – Montagem da Escola Municipal de Dança

Quando - Dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro, às 20h; 04 de dezembro, às 16h (balé infantil)

Onde - Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Quanto - R$ 15,00 (meia-entrada) e R$ 30,00 (inteira)

Ponto de venda - Bilheteria do Teatro Ouro Verde (das 14h-18h).

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.