Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto Circo-Escola, de Londrina - que objetiva ensinar técnicas de circo às crianças - está lutando pela captação de recursos junto à comunidade. De acordo com o empreendedor cultural Robsmar da Silva, este será o primeiro circo-escola itinerante do sul do Brasil.
O valor do projeto é de quase R$ 50 mil e vai beneficiar de 350 a 400 crianças todo mês, até o final do ano. O Circo-Escola levará atividades para várias regiões da cidade. ‘‘Permaneceremos dois meses em cada bairro, com toda a estrutura: lona, arquibancada, aparelhos, instrutores (oficineiros) etc’’, adianta Robsmar. Segundo ele, este projeto visa colocar a criança em contato com o mundo do circo, estimulando assim seu lado cultural.
O curso - gratuito - é destinado a crianças de seis a 12 anos (vale ressaltar que, a partir dos sete anos, os alunos do circo deverão estar matriculados e frequentando o ensino básico escolar). O programa de aulas começa em março e segue até novembro. São 40 horas mensais, com aulas de segunda à sexta-feira, em duas turmas: das 10 às 12 e das 14 às 16 horas.
Empresas ou pessoas físicas que tiverem interesse em colaborar com o Circo-Escola, via Lei de Incentivo, podem contribuir com o repasse de IPTU ou ISS. Contatos e mais informações pelo telefone (043) 339-6054, com Robsmar.

mockup