Os 70 anos de reinado de Elizabeth II estão sendo celebrados neste fim de semana com pompa, circunstância e muitos eventos. Como já se disse de Paris, "Londres é uma festa" nestes dias.

Na capital inglesa, desde que começaram os festejos, os pubs estão abertos até mais tarde e ninguém duvida que, além da cerveja e do bom uísque escocês, os súditos estejam bebendo muito gim, o drink preferido da rainha.

O gim, que ela toma diariamente antes do almoço, foi proibido por seu médico meses atrás, quando a rainha apresentou problemas de saúde que a impediram de participar de cerimônias oficiais. Mas ninguém duvida que ela continue bebendo às escondidas. Aos 96 anos, correspondendo ao papel austero de monarca que lhe foi imposto aos 26, ela mantém uma vida conservadora e equilibrada, com particularidades dos mais comuns dos mortais. Um de seus hábitos foi sempre dirigir o próprio carro, para uma aristocrata que foi mecânica e motorista do exército durante a Segunda Guerra, manter este costume pode ter sido uma forma de continuar uma rotina de pequenos prazeres. Embora dirija carros e tenha um iate à sua disposição, o Britannia, seu transporte preferido é o trem.

Como monarca, Elizabeth II já fez 265 viagens a 119 países. Outra curiosidade é que só usa bolsas da grife inglesa Launer London, da qual tem cerca de 200 exemplares, quase uma para cada viagem, nas quais ela sempre aparece vestida com cores berrantes - do lilás ao verde-limão - mas isso tem um motivo: a rainha deve estar sempre visível na multidão e, por isso, se veste como um arco-íris.

.
. | Foto: Marco Jacobsen

Elizabeth II já enfrentou muitos escândalos em família. Ao contrário de sua discrição, os membros da realeza ostentam comportamentos rebeldes ou exibicionistas como o da princesa Margareth que, na juventude, tomava altos porres em Londres e por toda a Europa. Tem ainda os escândalos de infidelidade do príncipe Charles, na época de seu casamento com a princesa Diana, e mais recentemente a acusação de assédio sexual contra o príncipe Andrew, o filho preferido da rainha.

A parte 'soft' da vida da soberana fica por conta de seu amor pelos cães da raça Corgi. O primeiro, a cadelinha Susan, ela ganhou quando fez 18 anos. Por lei, ela também é dona de todos os cisnes do Reino Unido, assim como dos golfinhos e das baleias.

A monarca inglesa esteve no Brasil em 1968, quando assistiu a uma partida com Pelé jogando no Maracanã. Ela também ganhou do governo brasileiro um famoso conjunto de brincos e colar de águas marinhas, mas um dos presentes favoritos ela recebeu da chef brasileira Samantha Aquim num baile: uma caixa de chocolates, fabricado por ela, da marca QO. Elizabeth II escreveu uma carta à chef afirmando que o chocolate meio amargo, produzido na Bahia, foi o melhor que já comeu na vida. E a gente ainda fica imaginando o que seria se, além do chocolate, ela ganhasse também uma cocada baiana.

Até este Jubileu de Platina, de caso em caso, de ano em ano, de escândalo em escândalo, Elizabeth II se mantém como a rainha mais pop de que se tem notícia. Para comemorar tanta vitalidade e bem longe de Londres, em Londrina, lembramos os 70 anos de reinado com a frase clássica: "God saves the Queen!", com muito gim.

...

A opinião da colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link