O mês de janeiro já é esperado pelos fãs de Elis Regina (1945- 1982) em Londrina, cidade que há 27 anos presta homenagens à cantora com o projeto Viva Elis. A iniciativa é do Bar Valentino, que este ano, novamente, sedia quatro noites de shows dedicados a eterna Pimentinha, mobilizando 30 artistas locais (17 cantores e cantoras, 13 instrumentistas em 57 canções de 12 discos). Em 2019, a releitura das obras de Elis Regina fica por conta das cantoras Allice Tirolla, Indayana e Silvia Borba, além do Grupo Vocal Entre Nós. O projeto começa no dia 10 de janeiro e prevê apresentações semanais às quintas, até o dia 31, sempre às 21h, com um passeio por diferentes formações e ritmos musicais.

Allice Tirolla: cantora abre a série de shows em homenagem a Elis Regina no dia 10
Allice Tirolla: cantora abre a série de shows em homenagem a Elis Regina no dia 10 | Foto: Divulgação



A edição marca os 40 anos do disco "Essa mulher", lançado em 1979, cujas faixas permeiam boa parte do repertório escolhido pelos grupos participantes. Por coincidência, o bar, que é tradicional por abrigar eventos culturais, também completa 40 anos em 2019. "O lançamento do disco e a inauguração do bar foram praticamente juntos, em junho e julho de 1979", destaca o idealizador e produtor do evento, Valdomiro Chammé. Segundo ele, a diversidade impressa por Elis no disco também inspirou a produção desta edição, que tem duas estreias: "Este ano teremos uma grande variedade no palco, desde os boleros que a Silvia Borba escolheu interpretar, até os arranjos para canto coral que serão trazidos pelo Grupo Vocal Entre Nós, ambos pela primeira vez no Viva Elis", conta Chammé.

A primeira artista a subir ao palco do Valentino será Allice Tirolla, no dia 10 de janeiro, acompanhada de músicos conhecidos da cena londrinense: Fabrício Martins (piano), Gabriel Zara (baixo), Leonardo Cacione (bateria), Baby Campelo (guitarra e violão) e Lucas Dias (percussão). No repertório, destaque para a MPB e a bossa nova, com clássicos de Milton Nascimento, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Na semana seguinte, dia 17 de janeiro, é a vez da cantora Indayana prestar sua homenagem à cantora gaúcha. Indayana é a artista que participou por mais vezes do projeto, até hoje - este será seu nono show dedicado ao Viva Elis. Os sucessos "Aprendendo a jogar" e "Como nossos pais" já estão confirmados em seu repertório. Ela subirá ao palco acompanhada de Filipe Barthem (guitarra), João Salles (baixo), Clecinho JR (teclado) e Oséias Miguel (bateria).

O Grupo Vocal Entre Nós leva, pela primeira vez, o canto coral para a homenagem à Elis, show será no dia 31
O Grupo Vocal Entre Nós leva, pela primeira vez, o canto coral para a homenagem à Elis, show será no dia 31 | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação



No dia 24 de janeiro, Silvia Borba faz sua estreia no Viva Elis. Para esta noite, preparou uma seleção que privilegia os boleros gravados ao longo da carreira de cantora. A banda que a acompanha, formada por Calebe Leal (piano), Marcos Santos (violão), Gabriel Zara (baixo), Bruno Cotrim (bateria), promete colocar os casais para dançar ao som do ritmo latino, com direito a alguns sambas. Para fechar esta edição, o Grupo Vocal Entre Nós traz arranjos em solos, duetos e canto coral para a obra de Elis Regina, no dia 31 de janeiro, acompanhado da banda composta por Calebe Leal (piano), Eduardo Sahão (guitarra), Gabriel Zara (baixo), Bruno Cotrim (bateria). O grupo, formado por 14 cantores e cantoras, tem direção musical de Monique Kodama. Recentemente, estreou o espetáculo cênico musical Morte e Vida Severina e foi premiado com a maior pontuação no Cantoritiba (Festival Internacional de Corais de Curitiba). A direção geral destes dois espetáculos será de Silvio Ribeiro.

SERVIÇO:
"Viva Elis 2019 - Essa Mulher"
Quando: Todas as quintas-feiras, a partir de 10 de janeiro de 2019, às 21h
Quanto: R$ 18