Os numerais têm um comportamento gramatical inusitado. Alguns concordam com o substantivo a que se referem, como "um homem, uma mulher; dois homens, duas mulheres; todas as centenas, exceto ‘cem’: duzentos homens, duzentas mulheres, trezentos homens, trezentas mulheres...". Todos os outros são invariáveis: "três homens ou mulheres; quinze homens ou mulheres; um milhão de homens ou de mulheres".
Os numerais "milhão, bilhão, trilhão, quatrilhão, quintilhão, sextilhão, setilhão, octilhão, nonilhão e decilhão" são, diga-se a propósito, considerados numerais coletivos, pois representam várias coisas, pessoas ou animais, mesmo estando no singular – "um milhão". Aliás, como ocorre com todo vocábulo coletivo, todos os termos que a ele se referirem com ele concordarão: "Um milhão de reais foi roubado"; "Um milhão de pessoas fugiu da tempestade". Há, ainda, a possibilidade de os termos concordarem com o elemento restritivo plural que acompanha o coletivo: "Um milhão de reais foram roubados"; "Um milhão de pessoas fugiram da tempestade".
Outro detalhe desses numerais coletivos é que eles podem ser escritos com a letra "i" no lugar do "h", com exceção de "milhão": "bilião, trilião, quatrilião, quintilião, sextilião, setilhão, octilião, nonilião e decilião". Além disso, são masculinos, como a terminação determina; todos os termos que com eles concordam têm de ficar, portanto, no masculino: "Trezentos milhões de pessoas"; "Dois milhões de cédulas". É inadequado gramaticalmente concordar o numeral anterior a esses numerais coletivos com o substantivo; não se deve dizer, então, "trezentas milhões de pessoas", e sim "trezentos milhões de pessoas".

De 2008 a 2013
Numa sequência numérica, duas preposições podem ser usadas antes dos números – ‘de’ e ‘entre’ – e dois vocábulos entre os números – ‘a’ e ‘e’ -, sendo que formam pares inseparáveis: "de ... a ..." e "entre ... e ...": "De 2008 a 2013" e "Entre 2008 e 2013". É inadequado ao padrão culto usar a preposição "a" entre os números se usar a preposição "entre" antes deles. Não se deve usar, então, "Entre 2008 a 2013"; somente "Entre 2008 e 2013".
Caso antes do primeiro número seja usado o artigo (o, a, os, as) correspondente ao substantivo representado por ele, deve-se usar o artigo também antes do segundo número; se não for usado antes do primeiro, também não será usado antes do segundo. Por exemplo: "Os alunos do 5º ao 9º ano" ou "Os alunos de 5º a 9º ano". Na primeira opção, usou-se o artigo "o" correspondente ao substantivo "ano" antes de ambos os numerais; na segunda, antes de nenhum deles.
Se o substantivo for feminino, antes do segundo numeral ocorrerá o acento indicador de crase caso antes do primeiro haja o artigo também: "Os alunos da 5ª à 9ª série". Não ocorrerá crase se não houver artigo antes do primeiro: "Os alunos de 5ª a 9ª série".

De 14h a 17h
Em se tratando de horas, ocorre o mesmo: "A reunião ocorrerá das 14h às 17h"; "A reunião ocorrerá de 14h a 17h"; "Entre as 14h e as 17h"; "Entre 14h e 17h". Observe que no exemplo "A reunião ocorrerá das 14h às 17h" há a preposição ‘a’ e o artigo ‘a’, por isso há o acento indicador de crase, mas em "Entre as 14h e as 17h", há a junção da preposição "entre" e o artigo "as" e da conjunção "e" e o artigo "as", por isso não há o acento indicador de crase.
Em sites, cartazes, quadros de avisos e fôlderes, quando se quiser indicar as horas em que algum evento ocorrerá, essas são as regras a serem obedecidas. Por exemplo: "Palestra: ‘A arte de formar jovens leitores’; Dia: 30/10; Horário: das 19h às 21h" ou "Palestra: ‘A arte de formar jovens leitores’; Dia: 30/10; Horário: de 19h a 21h" ou ainda "Palestra: ‘A arte de formar jovens leitores’; Dia: 30/10; Horário: 19h a 21h".

www.gramaticaonline.com.br
[email protected]

mockup