EDUCAR-SE
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de maio de 2013
Dilson Catarino 
Na frase apresentada, já há as devidas correções para que o leitor não tenha, à primeira vista, a impressão errônea de que o inadequado possa ser o conveniente. O que li num site destinado a quem deseja conhecer novos lugares e se aventurar nas diversões oferecidas foi o seguinte: "Após o desfile acontece o Baile Popular, onde acontece a premiação dos blocos". As adequações foram efetivadas pelos seguintes motivos:
O primeiro deslize do período está na repetição do verbo "acontecer" muito proximamente um do outro. "Acontecer" tem os seguintes significados, segundo o dicionário Aurélio: 1. "Suceder ou realizar-se inopinadamente ("inopinado" é o que não é esperado, imprevisto); 2. Passar a ser realidade; ocorrer, sobrevir". Em vez de repetir o verbo, o autor poderia ter escolhido um de seus significados: "... acontece o Baile Popular, em que se realiza a premiação..."; "... ocorre o Baile Popular, em que acontece a premiação...".
Esses verbos acontecer, suceder, ocorrer podem também ser substituídos pelo verbo "haver", que, nesses casos, passa a ser impessoal, ou seja, é um verbo que não tem sujeito. Como não tem sujeito, não tem com quem concordar, por isso fica na terceira pessoa do singular obrigatoriamente, mesmo quando se referir a um termo plural: "... haverá o Baile Popular, em que se realizará a premiação..."; "... ocorrerá o Baile Popular, em que haverá a premiação..."; "... haverá o Baile Popular, em que acontecerá a premiação..."; "... acontecerá o Baile Popular, em que haverá a premiação...". se houvesse algum termo no plural: "... acontecerá o Baile Popular, em que haverá as premiações...".
O segundo problema se encontra no uso indevido dos verbos no tempo denominado de presente do indicativo, tempo que indica uma ação corriqueira, do dia a dia. Por exemplo: "Todos os dias há um problema diferente para resolver"; "Todos os anos, após o desfile acontece o Baile Popular, em que há a premiação dos blocos". O site, no entanto, registrava que o baile e a premiação ocorreriam neste ano, sem menção a tradição alguma.
O terceiro problema está no uso inadequado do pronome relativo "onde", que só pode ser utilizado nas indicações de lugar, como nos seguintes exemplos: "A festa ocorrerá no salão principal, onde haverá as premiações dos vencedores"; "O hotel, onde personalidades se hospedam com frequência, fica à beira-mar". Em nenhuma outra circunstância "onde" poderá ser usado. Em seu lugar, o adequado é a utilização do pronome relativo "que", que estabelece uma relação sintática entre o verbo posterior a ele (haver) e o substantivo anterior (Baile Popular): "Haverá a premiação dos blocos no Baile Popular". Como nessa relação sintática houve a presença da preposição "em", ela tem de ser colocada antes do pronome relativo: "em que".
O pronome relativo "que" pode ser substituído, em qualquer utilização, por "o qual, a qual, os quais, as quais", conforme o substantivo anterior a ele, que, na frase, é "baile", masculino, singular. A frase, então, também poderia ser assim escrita: "... acontecerá o Baile Popular, no qual haverá a premiação...".
E, finalmente, a preposição "em" poderia, ainda, ser substituída por "durante", afinal a premiação ocorrerá durante o baile. Quando antes do pronome relativo houver uma preposição com duas ou mais sílabas, com exceção de "para", não se deve usar "que", e sim "qual": "... acontecerá o Baile Popular, durante o qual haverá a premiação".
www.gramaticaonline.com.br
[email protected]


