EDUCAR-SE
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de abril de 2013
Dilson Catarino 
Em virtude da Reforma Ortográfica, algumas palavras perderam o hífen. É o que acontece com as locuções em geral: palavras compostas por três palavras (dois substantivos entremeados por uma preposição a, de... ou conjunção que) não mais são escritas com hífen, a não ser as seguintes exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito e pé-de-meia; ou as palavras que representem espécies botânicas ou zoológicas, palavras que sempre terão hífen, seja formada por dois, três ou mais elementos.
Eis alguns exemplos de espécie botânica ou zoológica: cana-de-açúcar, pimenta-do-reino, cachorro-do-mato, aranha-de-jardim, coco-da-baía (assim mesmo, sem H), banana-da-terra, mico-leão-dourado, erva-doce, cheiro-verde, aranha-armadeira, peixe-mulher (a fêmea do peixe-boi), boto-da-baía-de-guanabara, etc.
Eis alguns exemplos de palavras que perderam o hífen: pé de moleque, água de coco, água de cheiro, à toa, dia a dia, pé de pato, tênis de mesa, ponto e vírgula, caixa de fósforos, etc.
Se houver a preposição "de" com apóstrofo (d'), o hífen será obrigatório: pé-d'água, caixa-d'água, estrela-d'alva, galinha-d'angola ("angola" com inicial minúscula).
ZERO REAIS
Numa propaganda televisiva de um cartão de crédito, cujo ápice é a frase não tem preço, o locutor diz várias vezes zero reais. É assim mesmo que se estabelece a concordância? Reais? A resposta é não, já que o numeral zero não representa pluralidade de elementos, e sim a total ausência de quantidade e corresponde a um conjunto vazio. Se não há pluralidade, toda concordância com esse termo da oração deve ser realizada no singular. Veja alguns exemplos:
Fez zero grau nessa madrugada.
À zero hora de 16 de fevereiro, o horário de verão se encerrou.
Comprei um carro zero-quilômetro. (zero-quilômetro, com hífen!)
É importante que o estudante saiba que essa concordância se mantém quando houver numerais decimais, ou seja, em numerais em que haja a vírgula, a concordância se efetivará com o número que esteja antes da vírgula. Veja alguns exemplos:
0,5 mol, e não 0,5 moles.
1,5 quilo.
2,1 metros.
O locutor da propaganda não deveria, então, dizer zero reais, e sim zero real.
Obrigado
Obrigado, particípio do verbo obrigar, em agradecimentos é adjetivo, cujo significado é aquele que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato. Significa, portanto, sentir-se obrigado a alguém por algo. Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento a que se refere em gênero e número, ou seja, será masculino ou feminino, singular ou plural, conforme pessoa que se sentir obrigada a retribuir algo.
Um homem, portanto, deve agradecer, usando a palavra obrigado; uma mulher, obrigada; um homem, em nome de outras pessoas, obrigados; uma mulher, em nome de outras pessoas de ambos os sexos, ou em nome de outros homens, obrigados; uma mulher, em nome de outras mulheres, obrigadas.
Uma formanda de escola em que só estudam mulheres, em seu discurso de formatura deveria dizer "obrigadas", já que agradece não só por si, mas em nome de todas as alunas, que estão agradecidas, gratas, obrigadas.
E a resposta a um agradecimento? No Brasil, há o costume de retribuir com um Obrigado você, que é inadequado ao padrão culto da língua. O adequado é responder da seguinte maneira:
Obrigado eu, se for um homem.
Obrigada eu, se for uma mulher.
Obrigados nós, se o falante representar várias pessoas de ambos os sexos ou somente homens.
Obrigadas nós, se a falante representar várias mulheres.
www.gramaticaonline.com.br
[email protected]


