Zurique - A editora suíço-alemã Diógenes, uma das maiores da Europa, especializada em literatura de ficção, completa meio século esta semana.
Seu catálogo possui 3.500 títulos de mais de 700 autores, muitos deles ‘‘best-sellers’’, entre os quais figura o nome do brasileiro Paulo Coelho.
Com um volume anual de negócios de cerca de 40 milhões de dólares, a Diógenes obteve os direitos, para todo o mundo, de escritores como Friedrich Durrenmatt, Hugo Loetscher e Patricia Highsmith.
Um de seus maiores sucessos editoriais foi ‘‘O Perfume’’, de Patrick Suskind, que vendeu três milhões de exemplares no original alemão e 9,5 milhões em outros idiomas.
Graças a ‘‘O Perfume’’, o fundador da Diógenes, Daniel Keel, conseguiu consolidar as bases financeiras da editora, que quase quebrou em três ocasiões.
Keel, que nasceu em 1930, editou seu primeiro livro em 1952, graças aos 5.000 francos emprestados por seu pai. Para ele a fórmula do sucesso é muito simples: só edita o que lhe dá prazer como leitor. EFE

mockup