Uma das maiores atrações do calendário cultural da cidade, o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) teve que se reinventar neste ano em que comemorou quatro décadas de existência. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento que tradicionalmente costuma reunir milhares de pessoas pelos quatros cantos do município no mês de julho aderiu ao formato on-line. A transmissão pela internet de concertos e a realização de cursos, oficinas e masterclass entre os dias 6 e 12 de dezembro foi prestigiada pelo público. De acordo com os organizadores, a maratona pedagógica e artística alcançou 291 mil espectadores e contou com cerca de 700 alunos inscritos.

Bastidores do FIML On-line. Transposição para o formato virtual foi desafiador e entusiasmou participantes na 40ª edição do festival
Bastidores do FIML On-line. Transposição para o formato virtual foi desafiador e entusiasmou participantes na 40ª edição do festival | Foto: FIML Divulgação

“Conseguimos inovar, implementar um evento de grande calibre de organização, conteúdo, qualificação do corpo docente e da equipe, que trabalhou com autonomia em um conceito bem atual, em rede”, destacou a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber ao enfatizar que a edição virtual do evento entusiasmou a todas as pessoas envolvidas no processo. “Muitos professores comentaram que se sentiram compelidos a pesquisar mais e inovar nas possibilidades de ensino, após passarem pela experiência do festival”, relatou.

GRADE PEDAGÓGICA

O festival neste ano ofereceu 35 cursos, oficinas, lives e masterclasses. As atividades foram comandadas por 42 professores que ministraram aulas virtuais para cerca de 700 alunos inscritos de 22 estados brasileiros e também Estados Unidos e do Peru. “O formato on-line pressupõe outro jeito de organizar e transmitir o conhecimento, com o desafio de como ativar a participação de cada um. Nessa concepção, fomos muito felizes e obtivemos muito sucesso, com muitos retornos positivos. Quem veio para o festival, veio para participar. Houve pontualidade, comprometimento de professores e alunos, com baixíssima evasão”, reforça Magali Kleber.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

As apresentações do 40º FIML foram elaboradas com base em concertos já apresentados no festival nos últimos anos. Com comentário do diretor artístico do evento, o pianista Marco Antonio Almeida, as transmissões no canal do Youtube tiveram alcance internacional, atraindo público da Alemanha, Coreia e Venezuela, além dos brasileiros. "Foi muito prazeroso resgatar grandes momentos dos festivais passados. Isso mostrou que nas edições anteriores, o nível artístico sempre foi muito elevado. Faltaram noites para completar as diversidades artísticas dos 40 anos. Só lamentamos, devido à pandemia, não termos tido a possibilidade da instalação de um telão no calçadão de Londrina, como planejamos, veiculando a programação do Festival e levando boa música a população", diz Marco Almeida.

O Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná, Secretaria Municipal da Cultura de Londrina, Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML. O evento conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Unimed Londrina e ACIL.