Depois não vá reclamar que não viu por falta de oportunidade ou tempo. Há dez curtas londrinenses para serem vistos pela Internet gratuitamente na quarentena. Pois então, pensando por esse lado, o período de isolamento social é uma chance e tanto para colocar em dia a programação cultural - dentro da sua casa e no melhor horário de sua rotina, a ideia é essa.

De acordo com o cineasta Rodrigo Grota, liberar o conteúdo nesse momento é uma alternativa democrática. "E totalmente acessível". Grota explica que os projetos e filmagens estão suspensos. "Com essa questão do confinamento, comecei a pensar em como contribuir para que as pessoas tenham opção de lazer e entretenimento". Com temas variados e como o próprio nome indica, em poucos minutos dá pra prestigiar um deles e ter uma opinião própria a respeito do trabalho.

Para começar, a sugestão que o próprio Grota destaca é a co-produção francesa "Mister H". A comédia traz um olhar estrangeiro sobre Londrina, foi premiada e exibida em diferentes países. "É muito curioso", afirma. São 23 minutinhos que você nem vê passar. Já "Paixão Bandida", entre outros atributos, é oportunidade de conferir a performance dos atores do grupo de teatro Proteu, Ciça Guirado e Poka Marques.

Grota explica ainda que entre os 10 curtas, há cinco produções do ano de 2018. "Trazem uma temática mais ligada à política, de um período em que a polarização do país era bem exposta e então esses cinco filmes trazem esse lado mais contemporâneo". O cineasta reflete que é um momento estranho. "Nunca vivemos isso, com todas as pessoas isoladas ao mesmo tempo". Sobre a pandemia ser tema para um filme de curta metragem, conta: "Muitas pessoas já perguntaram se estou escrevendo sobre isso, mas ainda estamos todos confusos, sem saber como serão os próximos dias, mas é uma possibilidade de pensar em produzir conteúdo de uma maneira remota, ainda que em caráter experimental e como uma forma de tentar compartilhar o que estamos vivendo", pensa.

1)A mostra *Dramátika Ano I* (2018), inclui 5 curtas: *Os Tiranos não passeiam* (20 min), de Guilherme Peraro; *Todas as Horas do Tempo* (15 min), de Jackeline Seglin; *Sem Manjedoura* (16 min), de Renato Forin Jr.; *Tempos Áridos* (11 min), de Marina Stuchi; *Instruções para Abertura do Segredo* (20 min), de Rodrigo Grota. Produção: Kinopus/Sesi Cultura Paraná.

https://vimeo.com/345006989

Mais filmes

*O Retrato* (2016, 14 min), de Jackeline Seglin. Com Carol Alves e Livia Oliveira. Premiado com o Troféu Udihara de Melhor Filme – Júri Popular na Mostra Competitiva de Curtas do Festival Kinoarte de Cinema 2016. Curta produzido pelos alunos da Pós em Cinema da Faculdade Pitágoras. Produção: Kinopus/Pitágoras.

https://vimeo.com/208126737


*Paixão Bandida* (2015, 13 min), de Danilo Hokama, Gustavo Minho Nakao, Jean Gimenes, João Vitor Moreno, Mariana Furlan, Matteus Vilela, Tatiane Zimermam e Thayane Castanho da Silva. Com Ciça Guirado e Poka Marques. Curta produzido pelos alunos da Oficina em Realização em Cinema promovida pela Kinopus. Produção: Kinopus/Pitágoras.

https://vimeo.com/207105836

*Mister H* (2014, 23 min), de Bernard Payen. Com Hígor Mejïa e Nagomi Kishino. Filmado em Londrina em dezembro de 2013, conquistou dois prêmios na 34ª edição do Festival International du Film d’Amiens. Produção: Kinopus (BRA)/Senso Films (FRA).

https://vimeo.com/399159509

*Pressa* (2001, 7 min), de Fernando Henares e Guilherme Peraro. Com Everson F. Duarte e André Luiz Gonçalves Oliveira. Segunda-feira de manhã. Atrasado para a reunião. Filme realizado para a web em 2001.

https://vimeo.com/365855145

*Reflexo do Mal* (2015, 11 min), de Carlos Fofaun & Alex Martins. Com Alex Martins, Filipe Garcia, Letícia Conde, Mariana Chinchilla Resende e Nick Scomparim. Curta produzido pelos alunos da Pós em Cinema da Faculdade Pitágoras. Produção: Kinopus/Pitágoras.

https://vimeo.com/126016692