O Sistema Público de Bibliotecas de Londrina incorporou o e-book "Livro Aberto - Convite para Ler Pessoas" ao acervo online. A publicação documenta o projeto que realizou encontros entre "Livros Humanos”, leitoras e leitores nas bibliotecas municipais ao longo do ano passado, revelando histórias reais de moradores da cidade que enfrentaram preconceito, discriminação e estereótipos.

A iniciativa, que ocupou as bibliotecas como espaços de diálogo e empatia, resultou em exposições de fotos e mensagens dos participantes e, agora, está acessível no formato de livro digital para todos os interessados. "Essa experiência permite que as pessoas se conectem de maneira profunda, entendendo e respeitando as vivências dos outros", diz Rosana de Andrade, coordenadora do projeto.

Patrocinado pelo Promic e inspirado no conceito dinamarquês de ‘’Biblioteca Humana’’, o projeto foi realizado em 2024 e contou com diferentes temas: a luta indígena, vivências femininas, racismo, a experiência de uma mãe de uma adolescente com paralisia cerebral e também a história de um homem que viveu nas ruas.

Nessa perspectiva, o projeto levou acervos humanos a diferentes bibliotecas de Londrina, onde, livre de preconceitos, pessoas compartilham experiências a fim de estimular a escuta ativa de histórias autênticas de moradores da cidade.

Para s primeiros livros, as organizadoras ouviram sugestões de pessoas e entidades que atuam em defesa dos direitos humanos. O e-book pode ser acessado gratuitamente por meio do link: http://bibliotecas.londrina.pr.gov.br/index.php?codigo_sophia=80111