O ator Tom Selleck, que ganhou fama no seriado ''Magnum'', chegou a ser cogitado para o papel de Indiana Jones, participando inclusive de testes, mas perdeu a vaga para Harrison Ford. Kate Capshw, por sua vez, teve de aprender a gritar para dar vida à cantora Willie Scott em ''O Templo da Perdição''.
Essas são apenas algumas das curiosidades apresentadas no DVD de materiais extras de ''As Aventuras de Indiana Jones'', pack com quatro discos que reúne os três filmes da série e que acaba de chegar às lojas. Além dessas e de outras histórias, o DVD traz inúmeras entrevistas que vão desde o produtor, George Lucas, e o diretor, Steven Spielberg, até figurinistas e dublês de Ford.
Filme por filme, eles vão explicando a história, fazendo seus comentários particulares e relembrando cenas engraçadas. Antes disso, no início do documentário, Lucas e Spielberg contam como surgiu a idéia de criar Indiana Jones, durante um inusitado encontro em uma ilha do Havaí.
Produzido pela Paramount Pictures e LucasFilm Ltd. especialmente para o pack, o DVD ainda funciona como CD-ROM, que dá acesso a uma área exclusiva do site www.indianajones.com.
Mas um dos extras mais curiosos fica por conta de ''A Luz e a Magia de Indiana Jones''. Nesta seção do menu são revelados os segredos dos efeitos especiais e as soluções criativas para driblar a falta de tecnologia, já que a série foi rodada na década de 80. Isso sem contar os problemas de locação, como o insuportável calor da Tunísia e a confusão com o governo da Índia, que tentou barrar as gravações em um templo do país.
Mas o maior ingrediente de sucesso de Indiana Jones não está nos efeitos especiais ou nos cenários, como revela o próprio George Lucas: ''Indy sempre se arriscava demais, se feria e se metia em encrenca. Não era um herói clássico das séries, e isso é a melhor coisa do filme.''

mockup