Curitiba ''É como se o cinema paranaense tivesse recebido um carimbo de qualidade''. A frase pode até parecer exagero, dita ainda com resquícios de emoção e surpresa de quem acaba de receber uma das premiações mais importantes do cinema brasileiro. Mas o cineasta Luciano Coelho garante que o reconhecimento dos filmes paranaenses no 30º Festival de Gramado representa a retomada das produções estaduais. O retorno depois de Sílvio Back é justificado pelo diretor de ''O Fim do Ciúme'' com o apoio das leis de incentivo à cultura.
''O Fim do Ciúme'', aliás, foi filmado com recursos da lei. O média de 36 minutos foi inscrito em festivais antes mesmo de ser lançado em Curitiba. O lançamento oficial na capital acontece na próxima quarta-feira, nos cinemas do grupo Severiano Ribeiro, no Shopping Cristal. O filme é o mais recente trabalho do diretor, que depois de ter passado uma temporada estudando em Cuba, começou a ver os seus projetos no Brasil despontando.
O roteiro de ''O Fim do Ciúme'' é baseado no conto homônimo de Marcel Proust e conta a história do arquiteto Marcelo (interpretado por Marcelo Munhoz) que tem uma relação amorosa quase perfeita com a pintora Fernanda (Fernanda Farrah). Quando Marcelo fica sabendo de um caso do passado de Fernanda, começa a viver uma violenta crise de ciúmes, com trágicas consequências.
O texto do escritor francês foi adaptado da Paris dos fins do século XIX para a Curitiba atual. Além de Marcelo Munhoz e Fernanda Farah, participam ainda do elenco Edson Bueno, Érica Migon, Tiago Chiminazzo, George Sada, Guilherme Pierri e Rodrigo Ferrarini. A assistência de direção é de Beto Carminati, a fotografia é de Heloísa Passos e a direção de arte de Zenor Ribas.
O filme recebeu os prêmios de Melhor Roteiro e Prêmio Especial do Júri para a Fotografia. Além dos prêmios em Gramado, também foi selecionado para a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que acontece em setembro. A exibição do filme depois de seu lançamento ainda não foi programada. ''A perspectiva é entrar em cartaz nos cinemas da fundação'', revela.
Enquanto isso, Luciano Coelho prepara, ainda que timidamente por causa da extensa agenda de ''O Fim do Ciúme, os seus projetos futuros. ''Além de ser um reconhecimento para o cinema paranaense, pessoalmente as premiações em Gramado podem viabilizar outros projetos'', espera o cineasta. Por isso, ele deposita expectativas em um concurso de roteiros, cujo edital deve ser aberto ainda esse ano, conforme promessa do governador Jaime Lerner no próprio Festival de Gramado.
A Secretaria de Cultura ainda está organizando, mas já confirmou que o concurso deve sair. Os dois roteiros premiados devem receber verba de R$ 600,00 mil cada. Bem mais do que o ''Fim do Ciúme'' teve disponível para sua realização : R$ 120,00 mil. Luciano Coelho adianta que escreveu um roteiro com Marcelo Munhoz o ano passado e pretende inscrevê-lo no esperado concurso. O roteiro tem o título provisório de ''Um dia e meio em Curitiba''.

mockup