TV Press
A TV Press consultou jornalistas e críticos de cerca de 80 veículos de comunicação para a escolha dos ‘‘melhores e piores’’ do ano na televisão. Na teledramaturgia, a eleição lembrou o embate bíblico entre o franzino Davi e o gigantesco Golias. De um lado, a microssérie ‘‘O Auto da Compadecida’’, adaptada por Guel Arraes a partir da obra de Ariano Suassuna. De outro, ‘‘Terra Nostra’’, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim.
‘‘O Auto da Compadecida’’ faturou a premiação nas categorias ‘‘Série e Seriados Nacionais’’, ‘‘Diretor’’ e ‘‘Melhor Ator’’ para Matheus Natchergaelle. A superprodução ‘‘Terra Nostra’’ venceu em seis categorias: ‘‘Melhor Novela’’, ‘‘Atriz Revelação’’, ‘‘Melhor Ator Coadjuvante’’ e ‘‘Melhor Atriz Coadjuvante’’, ‘‘Autor’’ e ‘‘Diretor’’. O poder de fogo de ‘‘Terra Nostra’’ foi comprovado no primeiro capítulo, quando registrou 51 pontos. A última do horário a alcançar tal façanha foi ‘‘O Rei do Gado’’, do mesmo Benedito, há três anos.
Além de ‘‘O Auto da Compadecida’’ e de ‘‘Terra Nostra’’, a Globo não conseguiu maiores êxitos na teledramaturgia. ‘‘Força de Um Desejo’’, por exemplo, é o caso típico da novela certa no horário errado. A menos de um mês para o desfecho, a trama de Gilberto Braga patina nos 25 pontos. O único prêmio para a novela ficou por conta de Cláudia Abreu, eleita ‘‘Melhor Atriz’’. O novato Luiz Carlos Tourinho também foi o que de melhor aconteceu em ‘‘Suave Veneno’’. Graças ao papel do Edilberto, ele foi escolhido ‘‘Ator Revelação’’. Já ‘‘Andando nas Nuvens’’, de Euclydes Marinho, não deixou marcas.
Com a falência da Manchete, a Record tornou-se a única concorrente da Globo em produções nacionais de teledramaturgia. Mas ‘‘Louca Paixão’’ e ‘‘Tiro e Queda’’ foram mal e deram a Yves Dumont o título de ‘‘Pior Autor’’. Coincidência ou não, Maurício Mattar ganhou na categoria de ‘‘Pior Ator’’ e Mylla Christie como ‘‘Pior Atriz’’, empatada com Lúcia Veríssimo, de ‘‘Andando nas Nuvens’’. Embora tenha desativado o núcleo de dramaturgia há dois anos, o SBT não conseguiu ficar de fora do ‘‘Melhores & Piores’’. A mexicana ‘‘A Usurpadora’’ ganhou o prêmio de ‘‘Pior Novela’’.

mockup