Dois dos maiores nomes do universo fashion contemporâneo nacional desembarcam em Londrina na próxima terça-feira (7). Dudu Bertholini e Ronaldo Fraga são convidados especiais do debate “Histórias de Moda, Arte, Cultura e Comportamento”. O evento contará ainda com a participação do figurinista e designer Bruno Perlatto e outros dois profissionais de grandes empresas que desenvolvem trabalhos de pesquisa para produções artísticas em filmes, novelas e séries. Com entrada presencial gratuita e transmissão on-line, o bate-papo será realizado no Centro de Eventos do Aurora Shopping, às 19 horas.

O debate “Histórias de Moda, Arte, Cultura e Comportamento” é direcionado a alunos de moda, artes, design, artes cênicas, arquitetura, cinema, profissionais da área de criação e para quem atua no setor têxtil e de confecção. “Queremos estabelecer uma roda de conversa que seja muito enriquecedora para todos, com o relato de histórias e experiências dos criadores de moda sempre permeando o universo da cultura e do comportamento”, diz. “É mais sobre o processo de criação do que, propriamente, em relação às produções”, afirma o designer Alekcey Manfredini, idealizador do evento.

O encontro com os profissionais de moda é promovido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar) e pela Ruah Confecção. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelos perfis dos promotores no instagram: @ruah1997 e @sivepar2021. A capacidade do auditório, para participação presencial no evento, é de 500 pessoas.

Leia mais: Grafite transforma avenida de Londrina em galeria de arte a céu aberto

Os organizadores pedem aos participantes na modalidade presencial a doação de materiais artísticos como telas, lápis de cor, cadernos de desenho, papéis, tintas e outros produtos que serão encaminhados a projetos sociais com foco artístico e voltados a crianças carentes.

Talento, extravagância e da autenticidade

Dono de um estilo peculiar marcado pela extravagância e pela autenticidade, Dudu Bertholini conquistou seu lugar ao sol no concorrido mercado fashion nacional transformando tecidos em obras de arte.

Dudu Bertholini: estilista expandiu seus horizontes para além das passarelas e começou a atuar como um comunicador multidisciplinar de moda
Dudu Bertholini: estilista expandiu seus horizontes para além das passarelas e começou a atuar como um comunicador multidisciplinar de moda | Foto: Divulgação

Nascido em São Paulo, morou em Limeira dos 10 aos 17 anos, período em que começou a se interessar por moda. Estudou na renomada Faculdade Santa Marcelina e iniciou a carreira trabalhando como stylist das grifes Triton, Carlota Joakina e Colcci. Assinou elogiados editoriais para revistas como Vogue e Elle até que, em 2003, criou a grife Neon em parceria com a modelista Rita Comparato.

Abusando da brasilidade através de estampas exclusivas e coloridas, expandiu seus horizontes para além das passarelas e passou a autointitular-se um comunicador multidisciplinar de moda. Ampliou seu público ao participar da bancada do programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima e exibido pela Rede Globo, e do programa Brazil’s Next Top Model, transmitido pela Sony Entertainment Television, além de fazer participações especiais em novelas e minisséries.

Atua como diretor criativo, stylist, estilista, consultor e curador de moda. Ministra palestras e workshops nas principais cidades do país e licencia diversos produtos que levam seu nome, como roupas & acessórios, bolsas, mochilas e papelaria.

DNA brasileiro nas passarelas mundiais

Ronaldo Fraga é mundialmente reconhecido pela brasilidade que permeia suas criações. Nascido em Belo Horizonte, é formado em moda pelo curso de estilismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pela Parsons School of Design de Nova York, além de ter realizado um curso na Central Saint Martins de Londres. Já teve coleções apresentadas em diferentes países, como Japão, Holanda, Espanha, Uruguay ,Bélgica, Chile, Argentina, México, Angola.

Ronaldo Fraga: estilista é mundialmente conhecido pela brasilidade que marca suas coleções
Ronaldo Fraga: estilista é mundialmente conhecido pela brasilidade que marca suas coleções | Foto: Zanone Fraissat/ Folhapress

Autor de mais de 30 coleções, Fraga tornou-se um dos maiores nomes da moda nacional e é um dos estilistas mais prestigiados da São Paulo Fashion Week, o maior evento do setor no país. Seus desfiles sempre impressionam por estabelecer um diálogo entre cultura brasileira com o mundo contemporâneo, abordando temas do cotidiano brasileiro, bem como de sua história.

Entre as temáticas levadas às passarelas pelo estilista mineiro estão o universo da obra de Carlos Drummond de Andrade, o sertão de Guimarães Rosa, a cerâmica das bonecas do Jequitinhonha e o legado da cantora Nara Leão. Além de sua marca própria, Ronaldo Fraga desenvolve projetos de geração de emprego e renda baseados na reafirmação cultural junto a cooperativas e comunidades ligadas à indústria de confecção. As ações têm como objetivo reduzir a distância que existe entre o “Brasil feito à mão” do Brasil industrial.

Foi contemplado com prêmios relevantes, como o TRIP Transformadores, em 2011. Foi selecionado pelo Design Museum de Londres como um dos sete estilistas mais inovadores do mundo em 2010 e 2014. É autor do livro “Moda, roupa e tempo” (Usiminas Governo de Minas, 2004). Em 2014, ilustrou a edição especial de Mary Poppins, de P. L. Travers, lançada pela Cosac Naify, e produziu Memórias de um tecido brasileiro (Autêntica Editora). No teatro, recebeu o prêmio Shell em 2018 por melhor figurino da peça “A visita da Velha Senhora”.

'Ronaldo Fraga é um generoso contador de histórias'

A jornalista londrinense Karla Matida fala de seus encontros e entrevistas com o estilista mineiro

“Como repórter e colunista da Folha de Londrina acompanhei os principais eventos de moda do País. As primeiras coleções de Ronaldo Fraga se destacaram no pioneiro Phytoervas Fashion, depois ele passou pela Casa de Criadores e enfim chegou à São Paulo Fashion Week em 2001.

Tive o privilégio de me encontrar com Ronaldo em diversas ocasiões e recebida com o mais caloroso dos abraços nos bastidores dos desfiles, em entrevistas exclusivas.

O Ronaldo Fraga é um generoso contador de histórias e a cada coleção nos leva a conhecer ou reconhecer lugares e pessoas do Brasil. Seja um manifesto ou uma declaração de amor, o que Ronaldo Fraga conta/cria/desfila tem sempre muita verdade e paixão.

Na época em que foi apresentada, a coleção Quem matou Zuzu Angel?, no início dos anos 2000, foi marcante ao nos lembrar a história da estilista morta durante a ditadura. No final de 2020, Fraga voltou a falar de Zuzu no vídeo Zuzu Vive, produzido para a SPFW. Em 2016, “El día que me quieras” foi um potente manifesto para a causa trans.

Ronaldo Fraga é inspiração para muitos estudantes de moda pelo Brasil. Como cria coleções, como se apaixona pelos temas e como faz suas pesquisas - lendo muito, ouvindo muito, conversando muito. Ele também destaca o trabalho de bordadeiras e rendeiras do interior do País”.

*Karla Matida é jornalista e trabalhou durante muito tempo com editoriais de moda.

Serviço:

Debate “Histórias de Moda, Arte, Cultura e Comportamento”

Quando - Terça-feira (7), às 19 horas

Onde - Centro de Eventos do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400)

Gratuito

*As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelos perfis dos promotores no instagram @ruah1997 e @sivepar2021

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link