- Moda é arte ou não? É uma pergunta que faz os estudiosos passarem horas e horas discutindo. Em todo caso, a artista plástica Elisa Venturelli deixou essas questões de lado e foi logo customizando peças das coleções apresentadas no CFA. Transformou calças, saias e camisas em telas pra lá de coloridas que estão em exposição (e à venda) no Cietep. Elisa utiliza uma massa à base de gesso para endurecer as roupas para depois colori-las.
- O estilista Silmar Alves também usou tinta em sua coleção. Depois de muitas experiências, chegou à uma textura diferenciada que ele chama de tinta expansível. Serviu para dar a aparência de bordados ponto cruz nas roupas e de
confetes carnavalescos nos sapatos.
- E não é que a terra roxa da Londrina pé-vermelha também marcou presença na passarela curitibana? Na estolas de Silmar Alves, confeccionadas com penas de peito de ganso, tingidas com a tal terra londrinense e um pouco de Bigen (tintura de cabelo). Química fashion, hein?!
- Única representante off-Curitiba, a londrinense Soraya Ayoub desfila hoje às 21 horas. O produtor Paulo Martins, um dos idealizadores do evento, já avisou que é fã mesmo do trabalho de Soraya, que conheceu no Agulhas de Ouro, em São Paulo. Há uma certa curiosidade fashion no ar.
- Também promete a apresentação do DVD inédito do estilista Ronaldo Fraga (palestrante de hoje no auditório do Sebrae). O que Curitiba vai ver em primeira mão é o DVD comemorativo aos 15 desfiles do estilista. O resto do mundo da moda só vai assisti-lo na próxima edição da São Paulo Fashion Week.
- Gisele Bundchen, Ana Hickmann, Michelle Alves? Que nada, em Curitiba, a sensação da passarela tem nome que já é uma graça. Aliás, três vezes engraçados: Gafanhoto, Furacão e Chic-Chiquinho.
- Em meio à toda correria da organização, Nereide Michel ainda consegue ter tempo para almoçar e conversar com os jornalistas de outras cidades e estados. Na quarta-feira, o cardápio foi italianíssimo com a assinatura do chef Sergio Arno. O La Pasta Gialla.
- No primeiro dos três workshops da programação paralela do CFA, o consultor Carlos Ferreirinha, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), falou sobre moda, marketing e cliente para um auditório lotado.
Ferreirinha foi o responsável pelo boom da Louis Vuitton no Brasil e boa parte da América Latina e hoje quer fazer do País, da moda brasileira, um sucesso aqui e lá fora. Detalhe: ele tem apenas 33 anos e está cheio de energia para o que se proprôs.
- De acordo com uma pesquisa internacional, apresentada por Ferreirinha, a marca mais luxuosa do mundo hoje é a vodca sueca Absolut, que saiu na frente de Chanel, Gucci, Tiffany's, BMW, entre outros nomes bacanas e desejáveis.
- Se a pergunta fosse qual a bebida mais fashion, a resposta nos corredores da moda curitibana seria certamente a gasosa Cini sabor framboesa. Já viu a cor daquilo? Um show.

mockup