Quem não tem cão, caça com gato. Quando o assunto é saúde, a máxima popular ganha tom de seriedade. Pois é, desde que a necessidade de distanciamento foi imposta pela pandemia do Covid-19, profissionais de diversas áreas têm feito muita ginástica para se manter de pé. A área cultural então, tem se contorcido. Músicos, bailarinos, atores e todo um backstage foi atingido em cheio, como num efeito dominó.

Não por acaso, a criatividade, intrínseca à cultura tem sido um alento. A redescoberta do drive-in é um exemplo e a alternativa de uso de espaços para acomodar o público também. Usar o estacionamento de um supermercado em São Paulo foi a ideia do ator e diretor teatral de Cornélio Procópio Darson Ribeiro, que recentemente inaugurou o Teatro-D, numa parceria com o cantor Ney Matogrosso.

A peça, "Amor no drive-in por favor, não me Covid", estreou no início de agosto, é encenada por Vanessa Goulartt e Ken Kadow, que interpretam Maria Clorokina de Jesus e Fakenewsson da Silva. Considerada a primeira ação de teatro entre carros, o tipo de apresentação intitulado Happening se diferencia pelo fato de contar com a participação ativa e física do espectador. Conta ainda com a participação de Darson Ribeiro como Lyveandersson e entrada especial vocal do comediante Viny Vieira, como Governador João Dória. "Amor no drive-in por favor, não me Covid", foi escrita, produzida e dirigida por Darson Ribeiro. Com a parceria da Estapar e Hipermercado Extra Itaim, e Apoio Cultural Master Trousseau, Darson praticamente virou o palco ao contrário (para fora), exatamente no backstage do Teatro-D. Para sair redondo, o trabalho conta com uma equipe empenhada. A transmissão é realizada pela Rádio Exclusiva Teatro, coreografia de Fernanda Chamma, operação de Luz e de Som: Vinicius de Souza, Assistência de Produção: Augusto Haagensen e assistência geral de Cris Ramalho.

.
. | Foto: Samantha Dalsoglio/ Divulgação

O público tem prestigiado o entretenimento e segundo Ribeiro, isso se justifica pela inovação. "As pessoas além de assistir a um deboche, literalmente, de tudo que estamos vivendo, se divertem, e ainda tem serviço de cafeteria no carro", comenta. Considerado o 'salvador dos teatros' por reformar e restaurar teatros públicos - Glória no Rio de Janeiro, o Villa-Lobos, um Casarão de tecelagem em Sorocaba, que além de tombar, se mantém como Centro Cultural - agora Ribeiro concretizou um sonho. "Decidi ir em busca de um sonho e ter o meu próprio teatro para atender dignamente as companhias e artistas", expõe. Meus assuntos sempre são voltados para o que a sociedade quer e precisa ouvir. Não é o entretenimento pelo entretenimento. Preciso discutir, provocar, questionar", ratifica.

O público, em seus carros, tem os ingressos validados por QR Code,, e ainda recebe atendimento personalizado do Fran’s Café Teatro-D, no próprio estacionamento - bastando acionar a luz interna do veículo. "É um happening cômico de 37 minutos. A participação é realmente efetiva, com faróis, buzinas, água e limpador de para-brisas, pisca alerta e até a lanterna de celular, tudo que contempla o gênero happening, e difere total e integralmente do que já foi feito até então, em tempos de cultura online", expõe o responsável pela empreitada.

Serviço:

"Amor no drive-in por favor, não me Covid

"Temporada: Até 27/09/2020, de quinta a sábado, às 21h e domingos, às 19h

LOCAL: Teatro-D | Rua Leopoldo Couto de Magalhães, 366 (cancela do Hipermercado Extra Piso G-2)INGRESSOS: 120,00 (cento e vinte reais) por carro PARA ATÉ 04 PESSOAS

SYMPLA: https://bileto.sympla.com.br/event/65949

Capacidade: até 25 carros

Indicação livre: livre