Drama brasileiro vai inaugurar o Festival de Gramado em agosto
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz, terá première brasileira no 77º Festival de Cinema de Gramado que adota formato diferente por causa das enchentes no RS
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de julho de 2024
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz, terá première brasileira no 77º Festival de Cinema de Gramado que adota formato diferente por causa das enchentes no RS
Carlos Eduardo Lourenço/ Especial para a FOLHA
O longa-metragem de Karim Aïnouz , um thriller erótico, teve sua estreia mundial em maio, na mostra competitiva do 77º Festival de Cannes. Não houve premiação para o filme, mas foi bastante aplaudido na exibição de gala da mostra, seguido de polêmicas em razão de abordagem à base de forte conotação sexual. A revista de variedades estadunidense “Vanity Fair” definiu o filme como o “mais sexy de Cannes”.
“Motel Destino” tem interpretações centrais de Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Celebrando a escolha do filme para abrir Gramado, o diretor Aïnouz disse que “é uma grande alegria apresentar a realização em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, nos quais sobrevivemos a uma pandemia e a um governo fascista. ‘Motel Destino’ é uma ode ao desejo como motor da vida”, comemorou ele.
Inteiramente filmado no Ceará, o título se refere ao nome de um local de beira de estrada no litoral cearense, lugar de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada de um jovem transforma em definitivo o cotidiano do motel. Em fuga, totalmente vulnerável, ele cruza seu caminho com o de uma mulher vítima das dinâmicas de um casamento abusivo. Esta coprodução Brasil/França/ Alemanha tem roteiro de Aïnouz, Mauricio Zacharias e Wislan Esmeraldo. Ainda segundo o diretor, trata-se de “um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica. O lançamento do filme no circuito brasileiro está previsto para 22 de agosto. A exibição no festival gaúcho será única na mostra e fora de competição.
FORMATO DIFERENTE
A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou que a edição deste ano passará por alterações para adequação à nova realidade do Rio Grande do Sul. Por conta disso, as mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens documentais serão exibidas exclusivamente pelo Canal Brasil.
Esta é uma decisão que decorre da dificuldade de acesso aéreo ao Rio Grande do Sul. Os filmes terão exibição única na grade linear do Canal Brasil. Os 12 curtas brasileiros irão ao ar do dia 12 ao dia 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão. Na sequência, os cinco documentários de longa metragem em competição iniciam às 20h20, com um título por noite, do dia 12 ao dia 16.
No dia 17, o Canal Brasil transmitirá ao vivo a cerimônia de premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45. A programação completa será divulgada em breve. Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a iniciativa leva em conta os turistas e entusiastas do evento que não conseguirão estar em Gramado esse ano. “Temos consciência da situação delicada em que o Rio Grande do Sul se encontra. São centenas de milhares de assentos que deixaram ou deixarão de pousar em Porto Alegre até a reabertura do aeroporto Salgado Filho. Estamos contornando esses percalços por outras vias aéreas, como Canoas, Caxias do Sul e Jaguaruna. Essas opções, ainda incipientes e com voos muito reduzidos, fragmentam nossa operação logística. Gostaríamos de anunciar que teremos um público na casa das trezentas mil pessoas, como nas edições anteriores. Contudo, sabemos que muitos que desejariam estar em Gramado esse ano não conseguirão. Nossa tentativa é levar um pouco da magia do Festival de Gramado para todo o Brasil”, diz.
Na próxima terça-feira (9), a comissão organizadora divulgará, durante coletiva, os todos os filmes em competição. Serão também conhecidos todos os homenageados desta edição.