O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPG-CI) da UEL encerra nesta quarta-feira (21) o X Seminário de Ciência da Informação (Secin) com a palestra "Ciência da Informação: Desafios Decoloniais e Pluralidade Epistêmica". A palestrante é a doutora em comunicação e semiótica Maria Aparecida Moura, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2019, a Dra. Maria Aparecida iniciou uma pesquisa sobre a atuação de mulheres negras na fotografia, por meio da qual constatou que o confronto à colonialidade neste campo passava pelo ativismo visual exercido por mulheres reais - com ponto de partida, segundo a própria pesquisadora, em suas “avenidas identitárias”. O foco da pesquisadora na compreensão do ativismo visual no enfrentamento à colonialidade do ver e da intensificação do uso de tecnologias voltadas à conformação de imagens de controle resultou no estudo "Ativismo visual e a descolonização do ver: enfrentamentos em torno da vulnerabilidade escópica e da codificação sociotécnica da (in)visibilidade negra".

"Estamos em um momento socio-histórico em que a semiose colonial, superdimensionada pelas tecnologias da visualidade, atua de forma incisiva em todas as instâncias da vida sugerindo estéticas, comportamentos e imaginários. É necessário conhecer riscos e possibilidades de enfrentamento crítico destas questões como forma de criar ‘rotas de fuga' - e de precisão analítica - em face da vulnerabilidade escópica à qual estão submetidos os corpos não hegemônicos, especialmente a população negra”, destacou a pesquisadora em entrevista ao portal Ancestralidades.

SEMINÁRIO E COLÓQUIO

O X Seminário em Ciência da Informação (SECIN), coordenado pelo professor dr. Roberto Miller da Cil, termina nesta quarta (21) e na quinta-feira (22) o PPG-CI já inicia outro evento, o 8º Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC), que segue até sexta-feira (23), com atividades no CECA e no CESA da UEL.

*A palestra com a pesquisadora Maria Aparecida Moura acontece no Anfiteatro do CESA/UEL, a partir das 19h, nesta quarta-feira (21).

* Com assessoria de imprensa.