Shows e espetáculos teatrais cancelados. Salas de cinema com exibições suspensas. Museus e bibliotecas fechados. A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio o público ávido por arte. No entanto, em meio ao cenário de caos, artistas estão investindo em transmissões ao vivo pela internet para manter contato com o público neste período de isolamento involuntário que visa evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, frear o contágio em massa.

Em Portugal, artistas se mobilizaram para organizar o festival “Eu Fico Em Casa”. Transmitido na íntegra pelo Instagram desde terça-feira (17), o evento promoverá apresentações de 77 artistas até o domingo (22), contabilizando 40 horas de música. A versão brasileira do evento batizada de “Festival Fico Em Casa BR” promete exibir online mais de 60 apresentações entre 24 e 27 de março. Já estão confirmados nomes como Ivan Lins, Marcos Valle, Joyce Moreno e outros.

Vários artistas brasileiros têm investido em pocket shows transmitidos gratuitamente a seus seguidores através de lives produzidas pelo Instragram, Facebook e YouTube. “Convidada para participar neste final de semana do festival #tamojunto, evento promovido pelo jornal carioca O Globo, a cantora Simone Mazzer tem aproveitado o momento de reclusão para exercitar sua verve de atriz. “Tenho visto muita música, mas ainda não vi lives com textos teatrais. Combinei com a Patricia Selonk, da Cia Armazém de Teatro, uma live pra gente ler trechos de peças que fizemos juntas. Tenho visto muita música, mas ainda não vi lives com textos teatrais", comentou sobre a transmissão programada para a última quinta-feira (19).

Simone Mazzer participa neste domingo (22) do festival #tamojunto e investe em outros eventos online
Simone Mazzer participa neste domingo (22) do festival #tamojunto e investe em outros eventos online | Foto: Thiago Sacramento/ Divulgação

Já a participação da cantora londrinense radicada no Rio de Janeiro no festival #tamojunto será transmitida neste domingo (22), às 17h30. O evento que começou na sexta-feira (20) no site oglobo.globo.com conta com a adesão de mais de 20 artistas conhecidos nacionalmente. Entre eles Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto e Margareth Menezes.

A exemplo de outros artistas, a banda londrinense Terra Celta foi surpreendida com o cancelamento do show de lançamento do quarto álbum do grupo que aconteceria na sexta-feira (20), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. “Aqui em São Paulo as pessoas só podem sair de casa para ir ao supermercado ou à farmácia. Por conta disso, estamos pensando em promover lives isoladas com integrantes da banda tocando algumas faixas do grupo. As datas destas transmissões serão divulgadas em breve”, informou Suzana Proença, diretora de produção da banda. Outra banda de sucesso na cidade, a Senhor Bonifácio programou para a última sexta-feira (20), uma livre para matar a saudade dos fãs. “Se nosso público lindo não pode ir até o show da Sr. Bonifácio, a Sr. Bonifácio vai até nosso público lindo”, dizia a postagem de divulgação da transmissão.

Lançamentos virtuais

Nilson Monteiro fará  o lançamento de seu livro 'Nem Tão Simples Assim' pela internet
Nilson Monteiro fará o lançamento de seu livro 'Nem Tão Simples Assim' pela internet | Foto: Divulgação

Acostumado a promover de forma convencional o lançamento de seus livros, o jornalista e escritor Nilson Monteiro - membro da Academia Paranaense de Letras - está se programando para realizar sua primeira sessão de autógrafos online. “Nas próximas semanas vou lançar meu segundo livro de poesias, chamado “Nem tão simples”. Este será o 15º livro que lanço e pela primeira vez o lançamento será feito pela internet. Embora eu prefira o contato direto com o público que acontece nas sessões de autógrafo, será impossível reunir muitas pessoas neste atual momento. Então vou fazer isso de forma virtual, deixando claro que o livro vendido pela internet será entregue pelos Correios no formato impresso na casa do comprador, e devidamente autografado”, comenta sobre o livro editada pela Banquinho Publicações e que poderá ser solicitado através da página do escritor no Facebook, onde o mesmo divulgará a data da live do lançamento virtual.

Editora do caderno Folha 2 da Folha de Londrina, a jornalista Célia Musilli lembra que já participou de várias transmissões online de lançamento de livros. “De 2011 a 2016 morei em Campinas e tinha muitos amigos em São Paulo, em sua maioria, poetas. E fazíamos lançamentos de livros pelas redes sociais. O Facebook era o mais usado, criávamos um evento e na hora combinada fazíamos o lançamento e até saraus, lendo poemas uns para os outros. Os mais animados abriam vinhos e champanhes virtuais, uma festa à distância”, conta.

A cronista londrinense incentiva a adoção da prática de transmissões online por outras áreas culturais. “Antes, eu já tratava a rede como “meu bar eletrônico', porque nunca gostei muito de baladas. Então abria uma cerveja e ficava na internet conversando, rindo, trocando informações. Acho que agora a tendência é essa, mais que nunca, por causa do coronavírus. Mas para as pessoas que gostam de ficar casa isso já é uma prática antiga. No momento, o diferencial é que o pessoal da cultura tende a fazer mais lançamentos e shows caseiros, quem sabe não aparece uma batalha de rimas? Seria divertido para o pessoal do rap. Só não dá para cobrar ingresso. Mas livro a gente lança e envia pelo correio se alguém quiser comprar”, conclui.

Shows cancelados em Londrina

Diversos espetáculos foram cancelados ou suspensos em Londrina por conta do isolamento para conter a epidemia do novo coronavírus. É o caso da peça “A Mentira”, com Miguel Falabella, que seria apresentada no dia 30 de maio. Uma nova data deve ser agendada em breve. O mesmo acontece em relação ao show Roupa Nova 40 anos, programado para 01 de maio, e Dire Straits Legacy, que ocorreria neste domingo (22). Já o “Tributo ao Síndico” agendado para o dia 29 de março foi cancelado. Os organizadores do evento pedem que todos os clientes que adquiriram os ingressos, entrem em contato pelo fone (41) 3315-0808 ou [email protected] informando seu nome, número do pedido e código de Barras do ingresso para que seja feito o reembolso.

O Bar Valentino suspendeu todas os eventos culturais até o próximo dia 30. As redes de cinema Cineflix (Aurora Shopping), Multiplex Catuaí (Catuaí Shopping), Lumière (Londrina Norte Shopping) e Cine Com-Tour suspenderam as exibições temporariamente. Os eventos culturais também foram suspensos no Sesc Cadeião Cultural. Eventos como a Batalha do Galo, projeto Brisa estão com as atividades suspensas. O 8º Encontro de de Dança de Ibiporã, programado para acontecer de 29 de abril a 3 de maio, será adiado para data ainda a ser definida.

Com o cancelamento da 60ª edição da ExpoLondrina, a Sociedade Rural do Paraná deve divulgar nos próximos dias as formas de ressarcimento dos ingressos adquiridos para os shows de Marília Mendonça, Gustavo Lima e DJ Dennis, dentre outros artistas que participariam do evento.