Dois anos com os caminhos do rock
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de novembro de 1998
Simone Mattos 
Kraw PenasOs produtores de Todos os Caminhos do Rock reunidos no estúdio da Rádio Educativa do Paraná. Seis horas com o melhor do rock e blues, com destaque aos paranaensesNuma época em que os ritmos pagode, axé e sertanejo tomaram conta, varrendo para o esquecimento o melhor do rock, pop, jazz, blues e MPB do país, a Rádio Educativa do Paraná comemora com orgulho os dois anos de sobrevivência de um programa que contraria as tendências nacionais. Todos os Caminhos do Rock, que começou com duas horas semanais, conta hoje com seis horas consecutivas de programação.
A festa de aniversário acontecerá hoje, às 23 horas, no Bandit Bar. As bandas Devotos do Blues, King Kong de Conga e Limbonautas farão o som da noite.
O produtor do Todos os Caminhos do Rock, Ciro Ridal, explica que o programa cresceu tanto pela carência extrema do mercado local do rock, que não tem onde se expôr. Ele afirma, porém, que o maior interesse do programa não é continuar crescendo e sim despertar em outras rádios a vocação de também erguer uma bandeira do rock.
Consciente da crítica situação atual do país, Ridal comenta que os meios de comunicação viraram um negócio, um comércio como outro qualquer, sem a preocupação de informar ou apresentar músicas com conteúdo. Todos os Caminhos do Rock, ao contrário, é feito por 13 produtores independentes que não recebem salário, utilizam acervo próprio e não têm apoio cultural. Eles fazem pelo amor ao rock e pela liberdade de expressão que encontram aqui, afirma Ridal.
O programa vai ao ar das 20 horas de sexta-feira às 2 horas de sábado e apresenta uma sequência de nove sub-programas: Último Volume, Reversões e Devotos do Blues abrem a programação. Às 22 horas tem início Rock Trip, que apresenta os clássicos do rockn roll. Na sequência vem Galáxia Moog, conectado diretamente com um programa de Bruxelas, na Bélgica.
Às 23h30 começa o Ciclo Jam, que já levou 60 bandas curitibanas ao estúdio para se apresentarem ao vivo. Art Rock, na sequência, apresenta o melhor do rock progressivo. Para encerrar, Transilvânia Express e Eletrólise.
Outros quatro programas estão na fila de espera e deverão entrar em breve na programação do Todos os Caminhos do Rock. Um será de heavy metal, outro de black music, um com ritmos dos anos 50 e outro de reggae. Os novos programas, ainda sem data certa de lançamento, poderão dividir o Todos os Caminhos do Rock em dois blocos, que irão ao ar na sexta e no sábado à noite.
Outro idéia de Ridal, que poderá se transformar num projeto, é o lançamento de um CD do Ciclo Jam. Todas as bandas saem satisfeitas do estúdio e muitas acabam gravando sua fita demo aqui, conta. Ridal recebe a solicitação de três ou quatro novas bandas todas as semanas, que desejam participar do programa.
O produtor esclarece que sua intenção não é a de transformar a Educativa numa rádio rock, mas sim manter na emissora um espaço garantido para o rock. Apesar de 80% da programação ser voltada para a MPB e música erudita, o produtor afirma que a Educativa foi a única rádio que deu espaço para os produtores do Todos os Caminhos do Rock. Na opinião de Ridal, eles são os principais colecionadores de rock de Curitiba.


