Muita gente andou reclamando que o ''Eurochannel'' abandonou o cinema europeu depois que passou para as mãos do Multithematiques. Mas no canal pago ainda há espaço para a sétima arte na sua programação, com a exibição de ''As Mulheres de Fassbinder'' na próxima quinta-feira, às 21h30, dentro da sessão ''Eurocinema''.
O documentário trata de analisar toda a vida e obra do cineasta alemão, mas por meio de artistas com que trabalhou ao longo de sua vida, com destaque para as mulheres que estrelaram seus filmes.
Os depoimentos principais ficam por conta de duas atrizes que representam sua história no cinema: Hannah Schygulla, estrela de 20 de seus filmes (entre eles ''O Casamento de Maria Braun'' e ''Lili Marlene'') e Ursula Stratz (protagonista de ''O Amor É Mais Frio Que a Morte'') - que se empenharam em conquistá-lo, como confessam para as lentes da produção mas obviamente não conseguiram: o cineasta era homossexual assumido.
Com quarenta e três produções em seu currículo, Rainer Werner Fassbinder nasceu na Alemanha Oriental e seu estilo sarcástico e libertário marcou a filmografia mundial, desde suas primeiras experimentações no cinema, na década de 60, até a década de 80, quando realizou o hoje clássico ''Querelle'', adaptação da obra de Jean Genet, estrelada por Jeanne Moreau, e aplaudida tanto pelos críticos de cinema, como pelos estudiosos da literatura.
A produção foi sua última obra no cinema, já que depois do término do filme, foi encontrado morto, aos 37 anos, em seu apartamento em Munique, vítima de overdose. Mas o foco da produção é a sua fase inicial: a década de 60, fortemente marcada pela influência de seu trabalho no teatro, quando foi convidado para dirigir o grupo Action - o que fica claro no uso de câmeras estáticas e diálogos intencionalmente não naturalistas.
Essa fase é discutida pelos críticos italianos reunidos pelo diretor Alessandro Colizzi, em co-produção com a RAI que, aliás, não foi o único a ter a idéia de retratar a obra do cineasta alemão. ''Fassbinder's Women'' de Rosa von Praunheim também o fez, com lista similar de depoimentos.

mockup