A irreverência é uma das marcas da banda londrinense Terra Celta. A mais recente participação do grupo no Rock in Rio, em 2022, no palco Rock Street Mediterrâneo, rendeu mais do que uma apresentação marcante para o público e para os integrantes da banda londrinense. Depois de participar pela quarta vez do evento, considerado um dos maiores festivais de música do mundo, a banda de folk rock Terra Celta oferece aos fãs um documentário especial, mostrando os bastidores da edição de 2022. Produzido pela ArtFilms e New Music Brasil, o projeto será lançado nesta quinta-feira (13), no canal da banda no YouTube

LEIA MAIS:

Grupo londrinense Terra Celta vai se apresentar no Rock in Rio

Nos 19 minutos e 18 segundos é possível conferir falas inéditas sobre a história e conceito da banda, assim como a preparação dos integrantes para o festival e suas impressões pós-evento. “Poder voltar ao Rock In Rio é um grande marco de realização pessoal", relatou Bruno Guimarães (baixista da banda), no documentário.

A produtora da banda, Suzana Proença revela que a princípio, a ideia era gravar o show na íntegra. "Mas decidimos mostrar algo que o público nunca viu: como é a relação da família chamada Terra Celta. Houve apenas naturalidade em tudo que foi gravado. Nada foi planejado ou roteirizado”, divide.


Posicionada de forma serena diante da pressão do mercado fonográfico a banda Terra Celta reconhece seu papel na difusão cultural " Mantemos nossa essência, pesquisa e estudo exaustivo antes de qualquer gravação em estúdio. Acreditamos que esse é o respeito que o público merece. Portanto, nosso papel na difusão cultural é levar acima de tudo qualidade", contam.

"É uma missão mesmo porque temos um repertório que traz uma carga cultural grande de instrumentos diferentes, ritmos diferentes e como não estamos inseridos apenas nas salas de teatro conseguimos levar isso para bares, festas municipais, feiras agropecuárias e apresentar uma carga cultural com um formato mais divertido para um público que jamais esperaria ver esse tipo de show em alguns lugares que a gente toca", acrescenta o vocalista Elcio Oliveira.

A banda Terra Celta no Rock in Rio: documentário mostra momentos dos bastidores do evento
A banda Terra Celta no Rock in Rio: documentário mostra momentos dos bastidores do evento | Foto: André Rodrigues/ Divulgação

SOBRE A BANDA

Com 18 anos de trajetória, atualmente a banda é formada por Elcio Oliveira (vocal, violino, tin whistle, nyckelharpa e mandolin), Alexandre “Arrigo” Garcia (sanfona e teclado), Bruno Guimarães (baixo), Eduardo Brancalion (guitarra e violão) e Leonardo Cacione (bateria). “Terra Celta é a minha família, é a minha vida”, afirma o vocalista Elcio Oliveira, no documentário. Na estrada desde 2005, a banda paranaense de folk rock mistura música celta a ritmos brasileiros, sempre com muito humor e criatividade.

Marcada pela originalidade e interação com o público em seus shows, a banda já lançou quatro álbuns e se apresentou quatro vezes no Rock in Rio. Eles estiveram na edição de 2013, no Rio de Janeiro; em 2014, na cidade de Lisboa; na edição de 2015, em Las Vegas; e de volta ao Rio de Janeiro, em 2022.

Terra Celta já ultrapassou a marca de 30 milhões de streams nas plataformas digitais e vem aumentando a base de fãs ano a ano em todo o país. Alguns de seus maiores sucessos são os singles: “Ressaca”, “Era Uma Vez” “Até o Último Gole”, “Gaia” e “Mulher Maravilha”.