Quem passa pela Avenida Dez de Dezembro pode perceber um caminho mais bonito desde que os sete viadutos que compõem o percurso receberam diferentes pinturas, através do Projeto Caminhos do Grafitti. Todo o processo de produção artística, que teve início em fevereiro deste ano, foi registrado e será exibido em forma de documentário na sexta-feira (16), às 19h, na Escola de Circo de Londrina.

Acompanhando o desenvolvimento dos meses de trabalho, o jornalista Luciano Paschoal compila os momentos de execução das grandes telas e a perspectiva da equipe que integrou o projeto. Algumas imagens do documentário também foram produzidas por adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Casa das Artes, na zona sul de Londrina. Foi a primeira vez em que esses jovens tiveram o contato prático com o audiovisual.

GRAFITANDO A HISTÓRIA DA CIDADE

Com objetivo artístico e também pedagógico da grafitagem, uma arte originalmente crítica e que se faz presente nos espaços públicos, o Caminhos do Graffiti desenvolveu abordagens temáticas para que cada viaduto contasse um pouco da história e da diversidade de Londrina.

O primeiro, do artista Huggo Rocha, ilustra a importância do café para a cidade, seguido do viaduto intitulado "Pioneiros" do artista Napa. O terceiro, no viaduto da Avenida Celso Garcia Cid, homenageia Londrina como ‘’Cidade das Artes’’ e é assinado por Kenia Kuriki e Jay Moraes. No viaduto que direciona ao aeroporto, o artista Zion ilustra Santos Dumont e o avião 14 bis.

O graffiti no viaduto da Avenida Celso Garcia, assinado por Kenia  Kuriki e Jay Moraes, homenageia Londrina como "Cidade das Artes"
O graffiti no viaduto da Avenida Celso Garcia, assinado por Kenia Kuriki e Jay Moraes, homenageia Londrina como "Cidade das Artes" | Foto: Talyta Elen Teodoro/ Divulgação

Outra personalidade que recebeu homenagens com grafites de Jota Dias na quinta etapa, foi o arquiteto Vilanova Artigas, responsável pelos projetos do Cine Ouro Verde, a Antiga Estação Rodoviária atual Museu de Arte, a Casa da Criança e o Edifício Autolon. Já o grafite na estrutura do viaduto da Avenida Juscelino Kubitschek registrou a história da tv e do rádio nas terras londrinenses e, finalizando a ação, o viaduto vizinho à rodoviária homenageou as diferentes etnias, culturas e origens presentes no país.

Os trabalhos foram realizados pela Associação Londrinense de Circo, Coletivo CapStyle em conjunto com a Fábrica Rede Popular de Cultura, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Com vinte minutos de duração, o documentário exibe a dimensão e o impacto desse projeto na cidade. Em conjunto com a estreia ocorre o lançamento do site do Caminhos do Graffiti, onde é possível acessar e conhecer os artistas envolvidos, além das fotos e conteúdos sobre a ação.

SERVIÇO

Exibição de documentário Projeto Caminhos do Grafitti

Onde: Escola de Circo de Londrina (Av. Saul Elkind, 836)

Quando: Sexta-feira (16) às 19h

Ingressos: Gratuitos