Do samba ao jazz
PUBLICAÇÃO
domingo, 17 de setembro de 2000
Zeca Corrêa Leite De Curitiba 
O samba que está na vitrine não é nem de longe o melhor da nossa música. Mas o encontro de pagodeiros com sambistas do porte de Beth Carvalho, Lecy Brandão, Zeca Pagodinho, Neguinho da Beija Flor, Nelson Rufino resultou num CD que dá para ser ouvido até por quem tem pavor desses grupos que aparecem na televisão.
Gravado ao vivo num clube de São Paulo, Os Melhores de 2000 tem uma qualidade nobre: mostra para a platéia que engole as vozinhas tímidas e sem graça dos vocalistas desafinados, que há ritmo, vida, balanço na alma e na arte dos grandes artistas. Andança, de Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, que abre o disco com Beth Carvalho e Grupo da Melhor Qualidade, é um bom sinal: o público sabe pelo menos o refrão de uma música que está chegando na casa dos 30 anos.
O Grupo Sensação que em Os Melhores de 2000 se apresenta com Royce do Cavaco, defendendo Metade Paz, Metade Dor, de Luizinho SP e Miltinho está com novo CD na praça. Sensação ao Vivo traz nada menos que sete pout pourri exatamente a metade das 14 faixas.
Os amantes de jazz também agradecem: a Abril Music está colocando no mercado Jazz Central Station Global Jazz Poll Winners, dois álbuns impecáveis. O volume I foi lançado há três anos nos Estados Unidos, com uma compilação de músicas dos vencedores do Prêmio Global de Jazz, que teve participação de profissionais de todo o mundo. O sucesso motivou a produção de um segundo álbum. Novos e veteranos brilham nas coletâneas.
Miles Davis, Pat Metheny, Chick Corea, Dave Grusin, Cassandra Wilson são alguns dos artistas do primeiro volume. Do segundo, tem Charlie Parker & Dizzy Gillespie, John Coltrane, Tito Puente, The Manhattan Transfer, Mingus Nig Band, Diana Krall, entre outra feras.


