Do restaurante para a casa
Curitiba - A Fundação Grupo Boticário espera que a proposta do Gastronomia Responsável não fique restrita apenas aos restaurantes participantes, mas que as pessoas levem os princípios da sustentabilidade também às cozinhas de suas casas. De acordo com a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, o movimento tem a intenção de oferecer não só a oportunidade de as pessoas experimentarem pratos que incorporem princípios ambientalmente responsáveis, como também promover a reflexão sobre a própria relação homem-natureza. ''Com o Gastronomia Responsável queremos reforçar essa necessidade da proteção da natureza no dia a dia das pessoas'', completa Malu.
Ela conta que o projeto começou no ano passado com 13 estabelecimentos, e 2011 será fechado com mais de 100% de adesão. ''A receptividade tem sido muito boa'', conclui. Hoje, o movimento é restrito a Curitiba, mas a Fundação tem participado de eventos fora da cidade e do Estado para divulgar a proposta.
As pessoas também poderão aderir ao Gastronomia Responsável utilizando os princípios em receitas a serem elaboradas em suas próprias casas. No hotsite do movimento (www.gastronomiaresponsavel.com.br), o público pode saber mais sobre cada um dos quatro princípios e compartilhar suas receitas e ideias. (A.D.C.)
Casas participantes
Anarco
Badida
Baggio - Água Verde*
Baggio - Champagnat*
Baggio - Juvevê*
Baggio - Jardim das Américas*
Bistrô Duchamp
Box do Elizeu*
Cantina do Délio
Ce la Vie*
Devassa*
Don Max
Forneria Copacabana
Kebaberia Velho Oriente
Lagundri
La Table*
Le Liban
Lucca Café
Maia Box
Manu Buffara
Mediterrâneo*
Missouri Gourmet Deli
Paraguassu Grelhados
Porcini Trattoria
Quintana Café e Restaurante
Santi Cusine*
Terra Madre*
Totopos
Vin Bistrô
Vindouro
Zea Mais
* restaurantes que começarão a participar nas próximas semanas
Fonte: Fundação Grupo Boticário





