Disney inaugura novo parque na Califórnia
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de fevereiro de 2001
Mary Persia Especial para a Agência Estado 
Bem que o tio Walt falou, na inauguração da Disneyland, que a terra de Disney nunca estaria terminada enquanto houvesse imaginação no mundo. Quarenta e cinco anos depois de abertos os portões do primeiro parque do império de Mickey e sua turma, estreou no último dia 8, mais uma superprodução Disney.
A novidade chama-se Disneys California Adventure. Fica pertinho da Disneyland (o primeiro parque do império de Mickey e sua turma, inaugurado em 1955), em Aneheim, na Califórnia, e integra, com o precursor, o Disneys California Grand Hotel e Downtown Disney (um centro com lojas, teatros e restaurantes), o complexo Disneyland Resort.
Os 220 mil metros quadrados do novo parque são divididos em três mundos Paradise Pier, Hollywood Pictures Backlot e Golden State , que podem ser avistados logo na entrada.
O Paradise Pier fica em frente à praia artificial construída no complexo, e possui o clima daqueles parques de litoral não os brasileiros, pequenos, marcados pela ferrugem, falta de tinta e de manutenção dos brinquedos, e sim os de tradição norte-americana, grandes e iluminados.
O grande atrativo dessa área é o California Screamin, uma montanha-russa com looping que vai de 0 a 80 km/h em menos de seis segundos. Há ainda a Sun Wheel, uma roda-gigante com 16 gôndolas que deslizam por trilhos com a ajuda da força da gravidade, e o Maliboomer, uma torre de que os visitantes despencam, entre outros.
O Hollywood Pictures Backlot, como o nome faz supor, celebra as glórias da indústria cinematográfica mais bem-sucedida do planeta. Shows e diversas atrações lembram filmes clássicos (e outros nem tão clássicos assim) e celebridades que deixaram sua marca na calçada da fama hollywoodiana.
Tudo remete ao glamour do cinema, a começar pelos portões de entrada, majestosos. Destaque para o Hyperion Theater, um teatro com 2 mil lugares em que serão exibidos, ao vivo, shows da Disney, e para o Jim Hensons Muppet Vision 3-D, que apresenta Caco (ou Kermit, seu nome original em inglês), Piggy e toda a turma dos Muppets num cine em três dimensões.
Diferentemente da Disneyworld, na Flórida (Estado localizado na costa leste norte-americana), o hotel do complexo californiano fica dentro do novo parque. Seus 750 quartos foram inaugurados no dia 2 de janeiro deste ano, e sua arquitetura remete ao estilo Artes e Ofícios da Califórnia do início do século 20.
Sua construção foi uma resposta ao aumento da demanda por hospedagem na região. Os antigos hotéis Disneyland Hotel, com 990 quartos, e Disneyland Pacific Hotel, com 502 - há muito não estavam dando conta dos turistas.
SERVIÇO
Walt Disney Parks and Resorts www.disneyland.com


