Disco do Metallica com sinfônica é surpreendente
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de dezembro de 1999
Por Jotabê Medeiros 
São Paulo, 08 (AE) - No começo, parece trilha de western spaghetti. A abertura de "The Ecstasy of Gold" trai a grandiloquência e o dualismo primitivo que parecíamos intuir quando o Metallica anunciou que gravaria um disco ao vivo com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, sob a regência de Michael Tilson-Thomas e com arranjos de Michael Kamen.
Depois vem "The Call of Ktulu" e tudo continua na mesma - pelo menos até a guitarra de James Hetfield começar a pegar fogo. Com a versão absurdamente heavy sinfônica de Master of the Puppets", a coisa esquenta de vez. Fundir rock e música orquestral era uma ambição mais comum ao rock progressivo. Mas sempre houve brincadeiras desse tipo. O problema é que agora é sério.
Michael Kamen, o arranjador dessa aventura, é mais conhecido como compositor para trilhas de filmes, como Duro de Matar. Também trabalhou para o Pink Floyd, nos arranjos de "The Wall", e com David Bowie, Eric Clapton e muitos outros. Seu contato com o Metallica começou em 1991, quando ele criou ambientações orquestrais para Nothing Else Matters" (no disco Black). Reencontraram-se durante a cerimônia do Grammy, recentemente. Em abril deste ano, Hetfield e sua turma procuraram Kamen para fazer a aventura de misturar o barulho do Metallica e a organização sinfônica de uma orquestra.
O disco é duplo e leva o nome de S&M" (Universal Records). É fundamental para quem quer saber para onde vai o heavy metal. É impressionante como conseguiram não sobrepor o peso dos instrumentos de James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Jason Newsted - mais que isso, conseguiram harmonizar barulho e sutileza.
A voz de Hetfield só surge na terceira faixa, Master of Puppets". Ouve-se claramente o coro - não era um coral formal, mas a horda de 20 mil fãs do Metallica no teatro. É uma brincadeira deliciosa e ousada. Um dos melhores momentos é o solo de guitarra de Kirk Hammet em One". Os violoncelos e violinos parecem feitos sob encomenda para "Of Wolf and Man".
Coisas como "Fuel" parecem soar como uma espécie de hino de invasão, um grito bárbaro acompanhado por um correspondente trágico - traduzido por um turbilhão de metais e cordas. São dois discos, mas ouve-se rápido. E já é hora de ouvir de novo. Serviço - S&M. CD duplo gravado ao vivo pelo Metallica e Sinfônica de São Francisco. Preço médio: R$ 28,00. Lançamento Universal Music


