Curitiba - Unir mantras tibetanos com batidas eletrônicas pode causar estranhamento aos mais devotados, mas o resultado não deixa de fazer bem aos ouvidos. Prova disso é o CD India Groovy, disco de estréia do selo Mega Records. Às vozes dos monges Maharaj Chandramukha, Lila Shakti, Wah! e Shanti foram acrescentados batidas eletrônicas, baixo, teclados e efeitos que conferem ao universo zen um certo ar de balada.
Dos quatro monges que gravaram o disco, dois são brasileiros. O monge Hare Krishna Maharaj Chandramukha mora em Teresópolis, já lançou dois CDs independentes e conta com quatro faixas no India Groovy. Lila Shakti é monja e preparadora vocal do grupo de teatro Nós do Morro, do Vidigal. A artista mora no Rio de Janeiro, gravou dois discos independentes e participou do último CD do músico Nando Reis. Em India Groovy, ela canta duas músicas.
Já a baixista Wah! é americana e mora na Califórnia. Wah! também é Hare Krishna e já lançou vários discos pela gravadora própria, a Wah Music.
Shanti estréia como cantor no lançamento do selo Mega Records. Hinduísta, ele é venezuelano e atualmente mora em Miami.
O disco tem dez faixas. De Maharaj Chandramukha, Lila Shakti e Wah! foram usadas bases de voz e os sons de instrumentos indianos que já existiam na gravação original das músicas, como o tabla, mrdanga, kartala, flauta e harmônio. Já Shanti gravou na sede dos Estúdios Mega, no Rio, cantando acompanhado de violão. Posteriormente foram adicionadas batidas de bateria, teclado, baixo e efeitos. O projeto do India Groovy foi coordenado por Lulu Farah e Flavia Berenhauser. O engenheiro Ronaldo Lima assina a programação de efeitos e Aranha, a programação visual.
Outro lançamento, assinado pela Indie Records, também faz referência aos monges tibetanos. O álbum Mantra Mix traz dois discos, um deles reúne músicas de artistas consagrados, como Ben Harper, Sinead O'Connor e Madonna, que doaram os direitos das músicas para os refugiados tibetanos. O primeiro disco do álbum duplo reúne ainda nomes como o ótimo Massive Attack; Chemical Brothers; Moby e David Byrne. O outro disco traz mantras originais.
India Groovy e Mantra Mix são excelentes pedidas para quem quer promover um refúgio, ao menos musical, durante o Carnaval e esquecer as velhas marchinhas da folia.

mockup