Curitiba - O público curitibano virou um mito entre os artistas. ''É o que todos dizem, se der certo em Curitiba, vai dar certo no resto do País'', brinca a violinista e cantora Kathia Pinheiro. É por isso que ela decidiu lançar seu primeiro disco na Capital, em duas apresentações na próxima amanhã. Carioca de nascimento, Kathia mora em Brasília há 25 anos, desde que passou a integrar a Orquestra Sinfônica de Brasília. Agora está alternando o cargo de spalla, que mantém na orquestra, com o lançamento do seu primeiro disco. Em ''O Dia Nasce'', a violinista assina a maioria das composições (melodias e letras) e inaugura uma nova fase da sua carreira.
Para ela, essa transição entre a música clássica e a música popular, uma das principais características do disco, foi natural. ''Eu já componho há uns dez anos, mas não achava nenhum letrista. E eu não queria falar de amor, por exemplo. Queria falar da natureza. Esse disco é uma saudação à natureza'', conta a cantora. Ela lembra que costumava alternar a música clássica com a popular, mas sempre incluindo o violino na execução. ''Eu tocava músicas de outros compositores. Dessa vez, quis fazer um trabalho autoral''.
O disco mescla vários ritmos, do reggae à Bossa Nova e traz letras que falam do cotidiano da cantora. ''Uma das músicas que mais gosto é ''Sabiá''. Eu a escrevi porque em um apartamento que morava, me Brasília, escutava um sabiá cantando todos os dias. Não sei se ele vinha pelo som do violino, mas todos os dias estava lá''. Além de assinar a maioria das letras e composições, no disco, Kathia interpreta todas as canções. ''A voz é o instrumento natural de todo ser humano. Quando a gente canta, fala mais ao coração'', define.
Mas não foi com o canto que a carioca envolveu-se com a música. Ela começou a tocar piano, aos sete anos de idade, influenciada pelo pai, que cantava ópera e pelo bisavô, pianista que chegou a tocar até com Pixinguinha. Pouco depois, já escolhia o violino como principal instrumento. Em seu percurso como violinista, Kathia integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira. No início da década de 90, participou de turnê pela Itália com a Orquestra de Câmera do Brasil. Também participou de concertos com nomes como Isaac Karabitchevsky, Julio Medaglia e Cláudio Cruz. Na MPB, fez parcerias com nomes consagrados como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Milton Nascimento e Elis Regina, para citar alguns.
O seu primeiro disco, nasce paralelo ao seu trabalho de violinista na orquestra, mas ela avisa que não pretende deixar a carreira no corpo estável. ''Estou utilizando alguns dias de licença para lançar o disco, mas não posso me afastar muito da orquestra'', diz. O primeiro show de lançamento do disco aconteceu em Brasília, em junho. Curitiba é a segunda cidade a ser escolhida para o lançamento justamente pela fama de ter um público criterioso. Depois da capital paranaense, ela pretende lançar ''O Dia Nasce'' em São Paulo e já recebeu convites para lançá-lo na Argentina, em março do ano que vem.

Serviço:
- Pocket show com Katia Pinheiro. Hoje, às 19h30, na Fnac do ParkShopping Barigui e, às 22 horas, no Palanque Marginal (Rua Augusto Stresser, 872), em Curitiba.

mockup