| |

Folha 2 5m de leitura

DISCO - 'As Supernovas' de Ivete

ATUALIZAÇÃO
31 de dezembro de 1969

Liliana Onozato<br> Reportagem Local
AUTOR

Perspicácia e muito jogo de cintura. Depois do ''Ao Vivo MTV'', lançado em 2004, projeto que rendeu uma boa sequência de cifras, Ivete Sangalo agora segue com ''As Supernovas'', lançamento cercado de zelo pela Universal Music.
E dessa vez, o que a baiana tem? Uma estratégica mistura de funk, afoxé, rap, hip hop, salsa, lambada e o tradicional axé. Fato comprovado recentemente é que Ivete sabe realmente o que ela tem; no início do mês, com o ''Ao Vivo MTV'', conquistou um Grammy Latino (''Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras''), pela primeira vez em sua carreira, tendo sido indicada cinco anos consecutivos desde 1999.
Agora, com um disco só de inéditas, Ivete aproveita a boa maré para mostrar novamente sua vertente de compositora, assinando duas das 14 faixas do disco. Para reafirmar o que foi dito acima, seu sexto álbum-solo já rendeu um Disco de Diamante pelas 750 mil cópias vendidas na primeira semana de lançamento.
A capa de ''As Supernovas'' apresenta a cantora em cima de uma motoca, idéia que surgiu quando, já em estúdio, ela imaginou uma aura do final dos anos 70, início da década de 80, que remete às capas de compilações de sucessos. Aliás, as referências não ficaram apenas à estética dessa época; ecos de Frenéticas, disco e soul music são bem audíveis em determinadas faixas.
''Abalou'', por exemplo, remete ao uso e abuso de arranjos de metais. Segundo a própria cantora, a música sugere forte influência de George Clinton (ícone da Black Music mundial) e de Earth Wind and Fire (banda americana que mistura diversos estilos, entre eles rock psicodélico, blues e dance). Há quem considere ''Abalou'' a música eleita para trilha sonora da Copa do Mundo 2006, representando o Brasil.
Num arranjo de vozes totalmente ''Frenéticas'' adicionadas aos teclados e riff de metais inspirados em Tim Maia, ''Poder'' foi composta por Ivete a partir de declarações de fãs que se casaram, passaram férias ou qualquer outra situação marcante ao som de suas músicas. O refrão gruda aos ouvidos com seu ''Uh, yeah, yeah, yeah, quem tem o poder é vocêêê'' já na top list de muitas rádios.
As únicas participações especiais presentes no disco são de Carlinhos Brown e DJ Malboro, convidados respectivamente para 'bases de boca' e arranjos eletrônicos em ''Zum Zum Ê'', faixa que pegou carona na onda do funk carioca, hip hop e rap. Brown também ataca de locutor de rádio comunitária.
Ainda no repertório, a manjadíssima 'Soy Loco por ti América' (Gilberto Gil e Capinan), ouvida por todos a cada abertura da recém-acabada novela América e 'Chorando se Foi' (Ulises e Gonzola Hermosa, Márcia Ferreira e Jose Ari), um bônus track ao vivo em homenagem à lambada consagrada por Beto Barbosa.
Ivete Sangalo, aos 33 anos, é cantora, compositora, apresentadora e até garota-propaganda de uma conhecida marca de cosméticos. ''As Supernovas'' foi concebido para continuar mantendo a popularidade de Ivete intacta.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS