O filme chileno ‘‘Histórias de Futebol’’ de Andrés Wood, 35 anos, venceu a décima terceira edição do Festival de Cinema Latino-americano de Trieste (Norte da Itália).
O júri da mostra, presidido pelo escritor chileno Luis Sepúlveda, concedeu o prêmio como melhor diretor ao brasileiro Paulo Thiago pelo filme ‘‘Policarpo Quaresma, Herói do Brasil’’, inspirada na novela do primeiro escritor mulato brasileiro, Alfonso Henriques de Lima Barreto.
Premiada como melhor intérprete, a atriz brasileira Araci Esteves, pelo filme ‘‘Anahy das Missões’’, de Sergio Silva, que conta as proezas de uma mulher com quatro filhos para sobreviver, no início do século, no sul do Brasil.
O prêmio como melhor roteiro foi concedido ao filme mexicano ‘‘Por si no te vuelvo a ver’’, de Juan Pablo Villase¤or, diretor e roteirista, uma história divertida de cinco velhos rebeldes que vivem em uma casa de repouso.
Menção especial do júri para o filme ‘‘Hérois de Outra Pátria’’ do porto-riquenho Iván Dariel Ortiz, primeiro longa-metragem deste país que disputa o festival triestino.
A trilha sonora do filme vencedor ‘‘Histórias do Futebol’’ foi premiada também não tanto pela música em si, mas pela extraordinária narração de uma famosa partida da seleção chilena de futebol.Arquivo FolhaAraci Esteves e Dira Paes, em cena de ‘‘Anahy das Missões’’France Presse