Há dois anos o jornal tem sido utilizado de forma mais enfática na prática pedagógica do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cambé. Seguindo orientações do material didático vinculado à Rede Salesiana de ensino, esse material impresso tornou-se uma ferramenta eficiente para trabalhar os mais diversos assuntos. ''O jornal está sendo um apoio pedagógico importante, que complementa o que o livro didático apresenta'', afirma a supervisora Glória Maria Garcia. ''A aula com o jornal é uma aula diferenciada que eles aguardam com expectativa'', acrescenta a coordenadora Melina Tatiana dos Santos.
Com os alunos do Fundamental 1, as aulas de matemática ficaram mais interessantes com a leitura e interpretação de gráficos e tabelas das páginas da seção de economia. Verificando na prática a importância de se conhecer a utilização dos números, os conceitos matemáticos deixam de ser tão abstratos e o português também é explorado na parte interpretativa dos números. ''Eles adoram esse trabalho e reclamam quando termina'', comenta a professora Regiane Maldonado Sanches. Os alunos do segundo ao quinto ano do Fundamental 1 ainda têm como incentivo ao hábito de ler a ''Sacola de Leitura'', em que livros e jornais são enviados toda semana para a casa dos alunos para estimular a leitura familiar.
Já os alunos da 7 série, do Fundamental 2, desde o início do ano letivo estão estudando os gêneros textuais a partir da comparação dos textos publicados em jornais e revistas. Conhecer o layout dos jornais, aprender a como produzir esses veículos de comunicação, elaborar reportagens e participar de palestra com a jornalista Célia Guerra, da Folha de Londrina, fizeram parte do trabalho coordenado pela professora de português Ludmila Camilo Maistro.
''Acho que o maior desafio foi mostrar para eles a importância da consciência da autenticidade dos textos; que é necessário pesquisar diversas fontes e não simplesmente utilizar o que está na internet como se fosse verdadeiro e redigido por eles'', avalia Ludmila.
Como forma de sedimentar o conhecimento adquirido no decorrer do ano, os alunos elaboraram duas revistas impressas - ''Look'' e ''DNA'' -, que foram editadas com programas do Word sob a orientação da professora de arte Pilar Santana. ''Escolhemos esse programa (Word) pelo manuseio ser mais simples, pois os alunos só estavam mais familiarizados com as ferramentas das redes sociais'', conta Pilar.
Durante várias semanas, os alunos se reuniam no laboratório de informática para montar o material que trouxe textos escritos por eles sobre temas de interesse da comunidade escolar. Bullying, entretenimento, música, dicas de maquiagem e até receitas integraram o conteúdo editorial.
Orgulhosos do resultado final, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam aos pais na ''Noite de Autógrafos'', realizada no dia 30 de setembro, no colégio. Foram publicados 60 exemplares das revistas, com uma média de 20 páginas coloridas. ''Foi nossa primeira experiência e para o ano que vem pretendemos conseguir patrocínio para poder aumentar o número de impressão'', pontua Ludmila.
Enfocando mais a parte informativa dos textos jornalísticos, exemplares da Folha de Londrina estão servindo de base para o estudo e reflexão de assuntos da atualidade com alunos do Ensino Médio, que realizam semanalmente debates e produção de texto, voltados mais aos testes de vestibular.
A turma do segundo ano ainda produziu dois telejornais em que as informações obtidas com a leitura da FOLHA serviram de fonte para a produção de textos para televisão - que são mais curtos e ritmados. Esse trabalho é coordenado pela professora de português Luciana Albieri.
''Nós tivemos que cuidar de todas as etapas de produção e uma das mais difíceis foi a edição. Cada programa teve 25 minutos de duração, dividos em blocos, que foram intercalados com comerciais. Nos preocupamos com a oralidade e colocamos uma certa dose de humor para sair um pouco da formalidade do texto jornalístico'', lembram os alunos Luís Gustavo Roncon e Gabriel Dias Hiera Sampaio, ambos de 16 anos.

DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica
DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica DIDÁTICA - O uso do jornal como ferramenta pedagógica