- Segundo o chef Marcelo Camargo, o correto é não adicionar óleo na água que será fervida para o preparo do macarrão. Apenas ferva com um pouco de sal para realçar o sabor da massa.

- O óleo não é recomendado porque acaba criando uma película na massa que interfere na absorção do molho.

- Para a massa não grudar, o certo é colocar 1 litro de água para cada 100 gramas de macarrão e mexer com certa frequência para que a massa não grude no fundo da panela.

- É importante respeitar o tempo de cozimento indicado na embalagem, que é em média de 6 a 8 minutos. Um minuto antes do indicado, confira o ponto.

- O ponto certo, o famoso 'al dente', é resistente à mordida. Firme, mas que não se desmanche.

- Mesmo após a fervura o fogo não deve ser reduzido. A panela deve estar destampada e a água em ebulição durante o cozimento.

- O ideal é colocar a massa sobre a panela com o molho para que este vá se incorporando gradativamente enquanto o recipiente está aquecido.

mockup