DIÁLOGO EM PARIS
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de fevereiro de 2000
Francelino França
De Londrina
O artista plástico Fernando Augusto faz uma ponte aérea cultural Paris-Londrina, na próxima terça-feira. Na capital francesa, Fernando Augusto dos Santos Neto leva a exposição individual Diálogo Difícil, na Galerie Debret, até 28 de fevereiro. Um conjunto de desenhos, pinturas, fotografias e objetos retratam as incursões do artista pelo abismo do passado.
Augusto retirou de suas gavetas cartas guardadas há mais de 20 anos. Nelas, há registros de histórias acabadas, amizades perdidas, amores esquecidos, com a indelével marca do tempo. Ele trabalha os envelopes, laminando-os com cortes abruptos, como se quisesse fazer cavidades no passado. O artista plástico desenha sobre os envelopes formas fálicas, caixas fechadas, croquis, sem se preocupar com a ferramenta utilizada.
No programa da exposição da Galerie Debret, o professor de Semiótica da Cultura, Norval Baitello Jr, afirma que os desenhos mostram mais as lacunas que os registros da memória. Sobre as cartas são aplicadas tintas minerais, destacando o vermelho terra. Uma carta, na concepção de Augusto, é a expressão de um paradoxo. Em Diálogo Difícil, ele deixou impregnado nas cartas um drama intenso, resultante do uso da cor vermelha. Essa opção cromática remete para os primeiros pigmentos utilizados pelos homens na arte rupestre.
Fernando Augusto é professor do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Londrina e doutorando em Comunicação e Semiótica e Artes Plásticas pela PUC de São Paulo. Desde setembro residindo na França, cumpre parte dos créditos do doutorado na Universidade de Sorbonne. Em 1998, também numa exposição individual, mostrou seus trabalhos na Galerie Barsikov, em Berlim. Sua última premiação aconteceu no Salão de Arte de Santo André (SP), em 1999.Artista plástico radicado em Londrina, Fernando Augusto abre na terça-feira a exposição Diálogo Difícil na capital francesa
Arquivo FolhaFernando Augusto: exposição na Galerie Debret remete ao passado e às histórias acabadasReproduçãoLe Veston: escultura em ferro integra a exposiçãoReproduçãoJornais de Passagem: técnica mista sobre papéis de cartas e envelopesReproduçãoEm algumas obras, a arte de Fernando Augusto lembra a pintura rupestre