A alimentação das crianças deve ser levada a sério, afinal os primeiros anos de vida são determinantes para a formação de bons hábitos à mesa. Com uma pitada de imaginação, todos os responsáveis que convivem com menores podem lançar mão de receitas variadas e, com exemplos, conquistar pelo estômago. A ditadura deve ficar de fora do cardápio e o equilíbrio das refeições pode ser o melhor caminho para manter a saúde em dia. No caso de crianças típicas, que não sofrem qualquer restrição, pode ser ainda mais simples investir na variedade e persistir em bons costumes em família.

Com a proximidade do Dia das Crianças, é impossível não pensar em comemoração, que pede comida e bebida. A data também pode ser um convite à reflexão sobre o que estamos comendo e oferecendo aos menores. Uma rápida espiada na geladeira e no armário já nos oferecem uma visão sobre as escolhas e o que temos oferecido a eles. Em casa de criança, frutas, verduras e legumes devem estar presentes como sinônimo de livre acesso. Já as guloseimas, exigem regras.

De acordo com a nutricionista materno infantil Isabela Jennani Ferreira, as crianças chamadas de difíceis de comer podem melhorar muito a qualidade da alimentação nesses momentos. "Primeiramente, oriento os pais e familiares a evitarem de tachar a criança, ficar dizendo que o filho não come nada, que é ruim para comer e que não vai comer porque não gosta, não é bom. Essas frases são as mais comuns que os pais falam a respeito dos filhos que não comem muito bem ou não aceitam quase nada. Mas, jamais devemos falar isso para os nossos filhos. Ao contrário, diga: você vai conseguir comer melhor, vamos experimentar, tenho certeza que você vai melhorar aos poucos. Palavras positivas fazem toda a diferença", reforça.

E como fazer isso? "Para uma criança comer melhor e aceitar novos alimentos precisa ter afinidade com a comida", responde a especialista. "Oriento os pais deixarem a criança explorar novos desafios como ajudar no momento da preparação de um determinado alimento, estimular a criança a montar o prato de uma forma lúdica - até porque muitas vezes comemos com os olhos não é mesmo? "

Isabela ensina a levar a criança até o mercado e à frutaria e deixá-lo a pegar os alimentos nas mãos para ir realmente conhecendo. "Muitas crianças nunca nem pegaram determinadas frutas", alerta.

A nutricionista também explica que um ótimo exemplo é a família ser o exemplo para essa criança. "Comer as frutas, verduras e legumes junto com a criança. Estipular metas na semana - como preparar atividades lúdicas para ela aprender sobre uma alimentação saudável", pois funciona de verdade. O mais importante para essas famílias é buscar um profissional qualificado - nutricionista materno infantil - para que juntos, profissional, família e criança, consigam gradativamente alcançar bons resultados.

Comida com cara de festa

Quanto mais convidativa, melhor. Sim, um prato apresentável faz toda a diferença. Não se trata de frescura e por isso a forma de servir é importante para as crianças. Ainda que a rotina seja agitada, com planejamento semanal é possível dar a devida atenção ao que vai à mesa. Não é por acaso que quando um restaurante traz um prato kids tão organizado, faz os olhos dos pequenos saltarem. O bife picadinho, o arroz e o feijão bem dispostos e a forma de servir a salada convencem de que ali tem coisa boa. Os purês - de batata ou mandioquinha salsa - são alternativas e agradam.

O colorido conta e em casa o sentar à mesa, o olho no olho , são rituais sagrados que devem ser preservados. Independentemente da fase em que está a criança, o cuidado com o que é oferecido não deve ser desprezado. Inclua essas sugestões ao cardápio da casa e renove as ofertas à mesa. Seja na rotina diária, ou para receber outras crianças, o incentivo é um ingrediente fundamental. Com um pouco de esforço, logo você notará que o prazer pela comida é outro.

Macarrão com molho cor de rosa

Ingredientes: 1 beterraba grande;1 cenoura grande;150 g de bacon;100 g de calabresa;500 g de macarrão;3 dentes de alho;1 cebola média;1/2 xícara de óleo;200 ml de água.

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão e reserve; Rale a beterraba e a cenoura; Pique o alho e a cebola e doure; Pique o bacon e a calabresa em cubinhos.; Frite junto com a cebola e o alho, coloque a cenoura e a beterraba e mexa; Coloque a água e tampe; Vá mexendo algumas vezes até ficar mole e com caldo, isso deve demorar uns 15 minutos; Quando estiver pronto, misture no macarrão e bom apetite.

Estrogonofe sem leite

Ingredientes: Filé Mingon em cubinhos; Alho;Cebola; Inhame; Biomassa de banana verde ;Molho de tomate turbinado;Cúrcuma.

Modo de preparo: Refogue a cebola ralada e o alho no azeite e deixe dourar. Doure a carne e já coloque a cúrcuma ( ou açafrão da terra). Depois coloque o molho turbinado com o inhame em cubinhos. Cubra com água e deixe até o inhame ficar macio. Por fim, adicione a biomassa e deixe o molho engrossar.

Salada de frutas

Ingredientes: 5 bananas picadas; 2 caixas de morango fatiado em cubo; 3 mamões fatiado; 5 laranjas em fatias sem a semente, sendo três para o suco; 4 maçãs sem a semente e sem a casca; 1 abacaxi em cubo sem a casca.

Modo de preparo: Tire todas as sementes das frutas e as cascas; pique as frutas numa tigela grande; coloque o suco de 3 laranjas na tigela junto com as frutas picadas; Mexa Levemente; Leve até a geladeira e deixe por 1 hora.Tire da geladeira, coloque em potes e sirva.