As áreas verdes e públicas, as estruturas de condomínios, as praças revitalizadas, assim como um apartamento proporcionam experiências divertidas e ricas para as crianças. A vontade do menor e a disponibilidade de um adulto são combo para grandes vivências. Com 20 anos de experiência na área de lazer e recreação, o doutor em Educação Física e docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Jean Cléverson Moraes, considera que há diversas oportunidades para entreter as crianças de todas as idades, em especial no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

Áreas verdes e públicas são mais seguras para brincadeiras, em época de pandemia, do que ambientes fechados
Áreas verdes e públicas são mais seguras para brincadeiras, em época de pandemia, do que ambientes fechados | Foto: iStock

Uma bola, uma corda, um frisbee e raquetes de frescobol, nas palavras de Moraes são objetos que permitem à crianças desenvolverem atividades, além de serem oportunidades de crianças que não se conhecem interagirem em áreas verdes públicas de Londrina, por exemplo. Brincadeiras tradicionais também como pega-pega, bola queimada, alerta e carimba ameba são opções para entreter a garotada, permitir que usem a energia que possuem e voltem para casa satisfeitas. "Levar água para manter a hidratação é fundamental", lembra.

Sem crise quando o assunto é levar diversão para crianças de diferentes idades, Moraes explica que até em apartamentos ou espaços restritos, a criatividade permite brincadeiras. "Mímica para adivinhar nomes de filmes, desenhos animados, pessoas famosas, assim como recordar as cantigas de roda, tão ricas entre diferentes gerações e que podem ser realizadas até a partir de duas pessoas. Ele cita: "Alecrim Dourado, "Ciranda- Cirandinha", "Fui no Itororó".

Os meninos Heitor Marques Cangussu e André Munhoz de Andrade Filho com o professor e recreador Jean Cléverson Moraes
Os meninos Heitor Marques Cangussu e André Munhoz de Andrade Filho com o professor e recreador Jean Cléverson Moraes | Foto: Divulgação

Moraes ressalta que as brincadeiras tradicionais são transmitidas por meio da oralidade - contos, mitos e fatos importantes de serem transmitidos pelo valor cultural que possuem, além do fato de essas experiências fortalecerem os laços afetivos entre as crianças e seus responsáveis. Cinco-marias, stop, bolinhas de gude e jogos de tabuleiro como damas, xadrez, ludo, trilha e banco imobiliário são sugestões do professor Jean.

MATRAKINHA FAZ DA FESTA UM MUNDO DE FAZ DE CONTA

A Matrakinha tem experiência com a recreação e diz que os pais  podem valorizar as coisas simples
A Matrakinha tem experiência com a recreação e diz que os pais podem valorizar as coisas simples | Foto: Divulgação

Também referência no ramo da recreação, Maria Aparecida Sobrinho, mais conhecida como Tia Matrakinha, atua desde 1994 em festas infantis. Educadora há 22 anos, Matrakinha é Formada em Pedagogia pela Unopar, leciona na rede particular de ensino e tem formação em coaching Infantil, preparação que dá a ela mais ferramentas para trabalhar com as crianças, seja como recreadora ou professora.

De seu ponto de vista, a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças. "Eu diria que a importância do brincar representa respeito à própria a essência da criança. A brincadeira, a alegria a energia, tudo integra a essência natural da criança. Eu chego apenas como maestro só mediando através dos jogos, trazendo a trilha sonora com as músicas e a alegria de estar ali com elas. Assim, o brilho encantador da infância acontece naturalmente. Sinto que trocamos energia quando pulamos, dançamos, rimos juntos", conta.

A fidelidade das famílias que contam com o seu trabalho para animar as festas é comemorada pela profissional. "Meu trabalho representa na verdade a vida da festa: o movimento, a interação, a animação, e claro o que mais ouço: o sossego dos pais", revela.

Atualizada, Matrakinha reconhece que estar em dia com a moda, as personagens infantis, artistas e brincadeiras é parte de seu ofício. "Tem que estar atenta aos personagens, desenhos, músicas do momento, crio e troco o figurino todo ano". De seu ponto de vista, os pais podem no dia a dia valorizar essas experiências e manter a intimidade com os filhos ao estimular coisas simples, transformar qualquer momento em brincadeira, a espuma do banho, a comida do prato, o cadarço do sapato, tudo o que faz parte do dia a dia, se for brincando se torna mais leve e com um ganho emocional fantástico para a criança, principalmente na primeira infância.

"Cada sorriso, cada coisa que eu escuto das crianças sendo elas mesmas. Tia, vc faz muita brincadeira diferente... Quero você de novo e tudo isso reforça o sentimento de quem eu nasci para isso. Eu fico muito brava quando ouço: criança bagunça... Quanto pra mim: Ela explora o mundo. Tenho também feedbacks dos pais nesse sentido de aprender e eles comentam muito como eu consigo prender a atenção que mágica é essa, que você fala e eles obedecem? O que você faz? Nossa eu berro eles nem olham para mim. Você piscou, eles fazem" se surpreendem.

MÚSICA DE QUALIDADE ESTIMULA O IMAGINÁRIO

Álbum infantil do grupo Farra dos Brinquedos será lançado neste terça (12) no canal da gravadora Biscoito Fino no YouTube
Álbum infantil do grupo Farra dos Brinquedos será lançado neste terça (12) no canal da gravadora Biscoito Fino no YouTube | Foto: Ana Branco/ Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Dia das Crianças com música e brincadeiras simples
| Foto: Divulgação/ Lu Salomão

O segundo álbum infantil do grupo Farra dos Brinquedos, chamado “Tudo quanto é coisa”, acaba de ganhar edição em álbum digital. Em 12 de outubro, Dia das Crianças, a edição em vídeo-álbum estreia no canal da Biscoito Fino no Youtube. "Carambolas", "Chapeuzinho Amarelo" e "O que você prefere" estão entre as 11 faixas do álbum formado pelo quinteto Bebel Nicioli (flauta, clarinete e voz), Carlos Sales (bateria, percussão e voz), Elisa Addor (voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Rodrigo Ferrero (acordeom, violão e voz).

Em formato de vídeo-álbum, o projeto reúne temas lúdicos aliados à variedade de ritmos para despertar nas crianças o fascínio pela música. Embora voltado primordialmente ao público infantil de até 10 anos de idade, a proposta conquista também ouvidos de pais e mães.

A produção musical é do multi-instrumentista Guto Wirtti e, embalado por letras que mergulham no universo dos bichos, das lendas, das fantasias, dos medos, dos questionamentos e das travessuras do imaginário infantil, o repertório transita com delicadeza pelo baião, maracatu, samba, reggae, jazz, disco-music e rock.

Segundo Pedro Miranda, é importante manter a criança sempre instigada e a variedade de temas e estilos acaba gerando um conteúdo muito rico que agrada a todas as idades. O projeto tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Serviço:

Lançamento “Tudo quanto é coisa” álbum infantil do grupo Farra dos Brinquedos

Quando: estreia dia 12 de outubro

Onde: no canal da Biscoito Fino no Youtube

Ouça o álbum - https://orcd.co/tudoquantoecoisa

Recreador Jean Cléverson Moraes - Fone: (43) 9 9976- 5330

Recreadora Matrakinha Matrakinha: Fone: (43) 9 9941-7055 @matraquinha_oficial

----

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.