Fora de moda e sempre inadequado, o preconceito não deve ter espaço em nenhuma área. A arte, por sua vez, contribui para difusão de trabalhos e ideias que promovam o conhecimento e a harmonia entre as pessoas. Quando o assunto é Literatura, há iniciativas tão criativas que merecem ser divulgadas quando o tema é a Visibilidade Trans, data institucionalizada neste 29 de janeiro.

LEIA TAMBÉM:

Organização Mundial da Criatividade abre inscrições em todo o País

Exemplo recente vem da Audible, Inc., uma subsidiária da Amazon, e uma das principais criadoras e distribuidoras de entretenimento em áudio de alta qualidade. Ela preparou uma relação de títulos que contribuem para a ampliação da representatividade e quebra de estereótipos e preconceitos, com diversidade de vozes e histórias.

A proposta traz opções que enriquecem o catálogo de obras escritas e narradas por transexuais, permitindo que mais pessoas encontrem narrativas que reflitam suas próprias experiências e identidades.

Como ferramenta de empoderamento, a cultura caminha junto com a diversidade para o enriquecimento da expressão artística. Tarso Brant - leitor e ouvinte assíduo de audiolivros - assina uma curadoria feita em parceria com a Audible Brasil com obras relacionadas à temática, demonstrando a importância em impulsionar a inclusão e reconhecimento dos espaços ocupados por essa comunidade. Conheça alguns títulos:

"Apenas uma garota" - escrito por Meredith Russo, com tradução de Joana Faro, narrado por Stephany Custodi. Amanda não deseja luxo ou riqueza, quer apenas ser aceita e viver em paz. Desde criança sofreu com as expectativas do pai, bullying na escola e nunca se identificou no corpo que ganhou ao nascer. Amanda nasceu Andrew, mas tem a plena consciência de que deveria ter nascido menina. Duração: 7 horas e 18 minutos.

"Melissa" - escrito por Alex Gino, narrado por Charm Ananda - Quando as pessoas olham para Melissa, acham que veem um menino chamado George. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é uma menina. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, Melissa elabora um plano para que todos saibam de uma vez por todas quem ela é. Duração: 3 horas e 30 minutos

"O parque das irmãs magníficas" - escrito por Camila Sosa Villada, narrado por Valéria Barcellos, é um rito de iniciação, um conto de fadas ou uma história de terror, o retrato de uma identidade de grupo. Um manifesto com duas facetas da comunidade trans, facetas que fascinam e repelem sociedades no mundo inteiro: a fúria travesti e a festa que há em ser travesti. Duração: 6 horas e 07 minutos.

"Transliteraturas", escrito por Juliana Berlim, Jorge Marques, narrado por Nathiaga Borges traz uma coletânea de ensaios acerca de personagens trans em obras literárias. Autores importantes, como Nelson Rodrigues e Silviano Santiago, têm suas obras aqui analisadas dentro do prisma de personagens transexuais. Duração: 9 horas e 13 minutos.

"Transradioativa" -escrito por Valéria Barcellos, narrado por Valéria Barcellos- Foi durante o período de descoberta e tratamento de um câncer que a autora decidiu registrar suas vivências e memórias em texto - não apenas das vitórias sobre a doença, mas sobre a luta contra o epistemicídio da população negra e LGBTTQ+. A duração é de 4 horas e 20 minutos.

Escolha aqui no site da Audible.

SOBRE A AUDIBLE

O serviço Audible é oferecido no Brasil pela Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda., com um catálogo de mais de 600.000 audiolivros com títulos de autores renomados e principais editoras. Audible opera onze serviços localizados na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os assinantes baixam quase 4 bilhões de horas de conteúdo anualmente em uma ampla variedade de dispositivos suportados.