A versão 2001 da criativa ‘‘Agenda Arte’’ acaba de ficar pronta e já está sendo lançada no mercado nacional. Totalmente produzida em Curitiba, a publicação traz desta vez textos inéditos do escritor Dalton Trevisan, prefácio assinado pelo cantor e compositor Tom Zé e centenas de participações literárias e gráficas interessantíssimas.
Na verdade, o trabalho dispensa apresentações. Mais do que uma compilação de novas ou eternizadas idéias, a agenda já se tornou uma referência cultural no País. Este é o oitavo ano consecutivo de comercialização, com tiragens regulares de dez mil exemplares. A principal mudança a cada edição é o crescimento no número de colaboradores.
Muitos deles são anônimos, o que comprova a total integração do público com o produto. ‘‘Cerca de 50% das pessoas que me enviam textos e ilustrações por correio não são conhecidas minhas’’, revela o idealizador da agenda, Gerson Guerra, 46 anos.
Londrinense, formado em Engenharia Civil, Guerra deixou de lado as quase duas décadas de exercício da profissão para se dedicar exclusivamente à ‘‘Agenda Arte’’. Hoje, ao seu lado está a sua mulher, Simone Salomão, além de Foca e Marcelo Letzow.
O restante do trabalho é resultado da ação dos inúmeros colaboradores. ‘‘O Tom Zé, por exemplo, é um grande amigo nosso e adora a agenda’’, comenta Guerra. Todos os anos, quando a recebe, ele escreve uma cartinha comentando a nova edição. Desta vez, a iniciativa foi além e se transformou em prefácio.
‘‘Estou tão contente com a sempre-agenda, não quero outra. Vocês me homenagearam, na companhia de Roberto Freire e de Dalton Trevisan, que é que faço, além de dizer obrigado, e muito?’’, diz Tom Zé em sua carta.
O alto nível literário da agenda não pode ser contestado. Só textos do escritor curitibano Dalton Trevisan têm 20. Vários deles são inéditos. A página do dia 9 de fevereiro é uma das contempladas com uma contribuição de Trevisan: ‘‘O tiquinho de gente se inicia nas artes do lápis de cor. – Esse desenho tão bonito, minha filha, o que é? – Ai, mãezinha. Você não vê? (uma floração psicodélica de riscos e rabiscos) É o barulho do sol acordando.’’
Recheadas de frases de humor, amor, religião, política e muitas ilustrações, a ‘‘Agenda Arte’’ tem ainda uma grande função social. Há oito anos, foi lançado o projeto ‘‘Vale Sorriso’’, que concilia a divulgação da agenda com a arrecadação de brinquedos, roupas e materiais de construção. Na última edição, um total de quatro kombis lotadas de doações foram encaminhadas para nove instituições assistenciais paranaenses.
•A ‘‘Agenda Arte 2001’’ será oficialmente lançada no dia 25 de novembro, no Bar Era Só o que Faltava, em Curitiba, mas ela já está sendo comercializada nas principais livrarias da cidade. Aos domingos, das 9 às 15 horas, a agenda pode ser encontrada na Feira do Largo da Ordem (Rua Dr. Kellers, Praça das Ruínas). O preço unitário é R$ 15,00.