Dez anos de blues
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
Marcos Roman<br> Reportagem Local 
Contabilizando mais de 500 apresentações na cidade, o Acústico Blues Trio sobe amanhã ao palco do Bar Valentino para celebrar dez anos de existência. Programada para iniciar pontualmente às 21 horas, a apresentação comemorativa contará com as participações especiais de Tiago Menezes, vocalista da Banda Mama Quilla, da contrabaixista Sara Delallo e dos bateristas Guilherme Rossini e Giubstar, além do músico Luke de Held na guitarra e voz. O repertório será composto por clássicos do gênero imortalizados por Ray Charles, B.B. King, Beatles, Eric Clapton, Amy Winehouse e Stevie Ray Vaughan.
O grupo londrinense é responsável pela revigoração do blues na cidade. "Quando decidimos criar o Acústico Blues Trio não havia nenhuma banda de blues atuando em Londrina. Naquele período o gênero era visto como um estilo muito underground e alternativo. Com o passar do tempo conseguimos levá-lo a lugares mais elegantes e a um público sociocultural mais elevado", afirma o guitarrista Kiko Jozzolino, fundador da banda junto com os músicos Elieser Botelho "JR" e Luke de Held.
Os primeiros shows na cidade aconteceram no final de 2004. "Resolvemos montar um trio para tocar clássicos do blues em um formato acústico. Embora a gente tenha feito algumas apresentações, o Luke de Held não estava morando em Londrina na época, e por isso tivemos que mudar a formação do grupo", conta o guitarrista.
Substituindo Luke de Held, a cantora Gisele Almeida passou a integrar o trio a partir de 2005, ano em que o grupo lançou um CD demo com 15 músicas gravadas ao vivo no estúdio Audio Sonora, dos músicos Angelo e Luciano Galbiati. O CD teve uma boa repercussão e, a partir de então, o trio passou a se apresentar com frequência em vários eventos e bares e casas noturnas de Londrina.
Dentre os diversos locais onde a banda se apresentou na cidade, Jozzolino destaca o antigo Tomate Seco Café Teatro, onde realizaram mais de cem apresentações. "Graças a esses shows conseguimos divulgar bastante nosso trabalho e fechar apresentações em eventos empresariais e casamentos", reconhece, acrescentando que há cinco anos o grupo não faz mais shows em bares (exceto o Valentino) devido ao baixo cachê. "Como todos os integrantes têm atividades paralelas à música, nos damos o direito de tocar apenas onde, quando e para quem queremos. Nossa agenda é formada por shows em Londrina, Curitiba, São Paulo e cidades do interior do Paraná", afirma.
Da formação original, Jozzolino e JR permanecem no grupo desde a fundação. Entre 2006 e 2008, a cantora Fernanda Correa substituiu Gisele Almeida nos vocais. Em 2009, tendo a cantora Aline Lima como vocalista, o grupo gravou o CD BluesBossaJazzAndSoul. Em agosto de 2009 o trio lançou seu terceiro CD acústico, já com Vinícius Zanin nos vocais, e contando com as participações da cantora Meire Rodrigues e dos pianistas Murilo Barbosa e Fabricio Martins.
Em 2011 e 2012, respectivamente, o Acústico Blues Trio lançou os CDs "Playing With My Friends Vol I" e "Playing With My Friends Vol II". Como o nome sugere, os CDs contaram com a participação de vários amigos da banda, como Filipe Barthem, Luciano Galbiati, Murilo Barbosa, Marcelo Chiappina, Wesley Florêncio, Fabrício Martins, Charlie Thompson, Cluster Sisters, Tiago Menezes, Guilherme Rossini, Duda de Souza e Luke de Held.
Em 2013, o trio foi convidado para duas apresentações ao lado da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), como parte da série "Concertos Temáticos". Uma nova apresentação com a orquestra e a gravação de um novo CD fazem parte dos novos projetos do trio londrinense. "Há anos prometemos gravar um CD com músicas autorais, mas devido à correria do dia a dia sempre acabamos adiando a gravação. Pretendemos fazer isso logo que for possível. E devido ao grande sucesso de público, devemos agendar para breve novas apresentações com a Osuel", revela Jozzolino.
Organizador do Festival Blues de Londrina, Jozzolino afirma que o carinho do público da cidade é responsável pelo entusiasmo com que o Acústico Blues Trio sobe aos palcos londrinenses a cada apresentação. "Promovo o festival há quatro anos e ficamos muito felizes e surpresos ao constatar que os ingressos da noite em que nos apresentamos sempre são sempre os primeiros a se esgotar. Mesmo contando com atrações internacionais nos demais dias do evento. Isso comprova o quanto somos queridos pelo público. E é isso que vale a pena", ressalta.
SERVIÇO
Acústico Blues Trio 10 Anos de Blues
Quando Amanhã, às 21 horas
Onde Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto R$ 25 (antecipado) e R$ 50 (na hora)


