DESFILES - Moda com identidade própria
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de agosto de 2005
Ana Clara Garmendia<br> Equipe da Folha 
Curitiba - Em clima de casa nova começou na noite de quarta-feira e vai até amanhã a sexta edição do Curitiba Fashion Art, temporada de desfiles que mostra as criações para o verão 2006 de alguns dos principais estilistas do Estado. Oito marcas fazem parte deste time que quer, segundo os organizadores da mostra, firmar a identidade da moda paranaense. Para conseguir esse firmamento o CFA mudou de um dos prédios da Federação das Industrias do Estado do Paraná para o badalado parque Barigui onde fez parceria com a empresa promotora de feiras Diretriz e a Confitec, uma feira de venda de produtos para a industria têxtil. Para firmar tudo isso uma série de apoiadores e patrocinadores de peso. O resultado? Uma estrutura visivilmente mais rica e um público maior.
Quem começou a jornada foi a grife Sexxes de Alcione Gabardo Junior. De passaporte em punho para embarcar com o mesmo desfile para a feira de moda de Madri ao lado do estilista da Korr, Edson Korner, Junior mostrou que está cada vez mais voltado para o público juvenil. Vestidos curtíssimos e coloridos obedecendo a tendência baby-doll (com corte abaixo dos seios) mostram a fase menina-fatal da grife. Minissaiais, cores fortes, cortes recortados, versões próprias da calça saruel, bolsas à tiracolo e uma atitude levemente anos 70, evidenciam um lado mais descompromissado do criador. O estilista colocou todas as emoções do momento misturadas a uma passarela cheia de oferendas com frutas e balas, numa clara alusão aos despachos da umbanda a Cosme Damião.
Depois dessa forte apresentação veio a já conhecida manistação social de Enesoe Chan. Ele gosta de aliar seu trabalho a temas como favelas, pobreza e consegue fazer uma roupa com cara própria. Homens desnudos também com calças de fundilho baixo (marca desse CFA). É Chan fazendo sua leitura da tendência. Camisetas mais curtas com franjas. Cores marrom, preto e aplicações preciosas de um mini patchwork em algumas peças. De mais não há novidades no trabalho do estilista.
Também desfilam: Ex Madame, Santa Menina, Korr, Roberto Arad, Silmar Alves e Zue e o convidado Marcus Soon, de Santa Catarina. Nesta rodada será conhecido o vencedor do III Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. O tema é As Modas da Moda Paranaense e os concorrentes são de Curitiba, Londrina, Maringá e Jaraguá do Sul.


