Descobrindo os dinossauros do Brasil
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Reportagem Local 
Acaba de chegar ao mercado o primeiro livro a reunir informações sobre as 22 espécies de dinossauros do Brasil, estabelecidas a partir dos achados fósseis. O guia completo dos dinossauros do Brasil (Peirópolis) inova ao abordar a disparidade entre a diversidade de espécies de dinossauros existentes em território argentino e brasileiro, trazendo informações desconhecidas da população leiga e até mesmo da comunidade científica.
O autor, Luiz Eduardo Anelli, é paleontólogo especializado em invertebrados, e conhecido como um dos mais importantes divulgadores de dinossauros do Brasil. O livro é resultado de mais de dez anos de pesquisas, leituras, visitas a museus e contatos com especialistas.
Para a concepção da obra, o autor lançou mão de dados relativos à evolução biológica e ao registro fóssil por uma perspectiva histórica. Conhecer o contexto histórico dos fatos nos estimula ao confronto de ideias, a procurar e formular respostas, abrindo nossa curiosidade científica. Parte dessa falta de perspectiva histórica explica por que muitas pessoas não compreendem ou mesmo não acreditam que o homem chegou à Lua (doze homens, na verdade), ou como os egípcios construíram a grande pirâmide cortando e transportando um milhão de blocos, um dos quais de 100 toneladas, antes mesmo de conhecerem o ferro e sem a ajuda de extraterrestres, diz Anelli.
Além de trazer comparações entre as descobertas no Brasil e na Argentina país que já conta com mais de 100 dinos o livro percorre a origem e o funcionamento dinâmico da Terra, os períodos da era Mesozoica, as relações de parentesco entre os diferentes grupos de dinossauros e as pesquisas com ênfase em grupos de fósseis da América do Sul. A obra conta ainda com ilustrações de Felipe Alves Elias, biólogo e mestre em Geologia que já teve trabalhos premiados em concursos internacionais de paleoarte.
O guia completo dos dinossauros do Brasil é indicado aos ávidos por conhecimento, fãs de dinossauros e também como material didático em cursos introdutórios de geociências e biociências.
SERVIÇO
■ O guia completo dos dinossauros do Brasil
Autor Luiz Eduardo Anelli
Ilustrador Felipe Alves Elias
Quanto R$ 62 (224 páginas)


