Derrubando muros e construindo pontes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de maio de 2022
Marcos Losnak especial para a Folha

Alguns livros possuem poemas em suas páginas. Outros possuem receitas de bolo.
Existem livros que possuem operações matemáticas. Outros possuem dinossauros fantásticos.
Alguns livros possuem desenhos em suas páginas. Outros possuem histórias de bruxas e fadas.
Mas existe um livro peculiar que possui um muro em seu interior. Um enorme muro que divide o livro ao meio. Divide as páginas do lado esquerdo das páginas do lado direito.
Intitulada “O Muro no Meio do Livro”, a obra infantil foi criada pelo escritor e ilustrador norte-americano Jon Agee e publicado pela editora Pequena Zahar.
Narra a história de um pequeno cavaleiro que, vivendo de um lado do livro, considera o outro lado do livro ruim, um lugar repleto de maldades.
Para o pequeno cavaleiro, coisas boas só existem do lado do livro em que ele está. Do outro lado, reside o perigo. Do outro lado, existem tigres ferozes, rinocerontes violentos e orangotangos sanguinários. E um ogro gigante capaz de mastigar criancinhas com a boca salivando.
O pequeno cavaleiro sente-se feliz com a existência do muro no meio do livro. Até o dia em que o perigo aparece onde ele está. Algo que nunca pensou que poderia acontecer. Nunca imaginou que coisas ruins poderiam existir onde do seu lado do livro.
Para sobreviver, o pequeno cavaleiro precisa ultrapassar o muro. Precisa ir para o outro lado do livro. E do outro lado, percebe que os tigres são amáveis, que os rinocerontes são brincalhões e que os orangotangos carinhosos. Até mesmo o ogro gigante se revela simpático e acolhedor.
Em “O Muro no Meio do Livro”, Jon Agee revela que muros podem gerar segregação e ignorância. E que pontes podem proporcionar interação e conhecimento.

Serviço:
“O Muro no Meio do Livro”
Autor – Jon Agee
Editora – Pequena Zahar
Tradução – Juliana Freire
Páginas – 48 (capa dura)
Quanto – R$ 54,90
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

