Popularmente conhecido por integrar o Sexteto do Programa Jô Soares durante 28 anos, o flautista e saxofonista Derico Sciotti desembarca em Londrina nesta quarta-feira (21). O instrumentista é o convidado especial do concerto anual da Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina, formada por 40 crianças e adolescentes. O repertório do evento que acontece às 20 horas - na sede do Rotary Club de Londrina - Casa da Amizade, é formado por clássicos da música nacional e internacional.

Derico: primeiro convidado do projeto 'Músico Anjo da Guarda', que traz músicos de renome nacional para tocar com os integrantes da Academia Banda Marcial Guarda Mirim
Derico: primeiro convidado do projeto 'Músico Anjo da Guarda', que traz músicos de renome nacional para tocar com os integrantes da Academia Banda Marcial Guarda Mirim | Foto: Divulgação



"O Derico é o primeiro convidado do projeto 'Músico Anjo da Guarda', que tem por objetivo trazer a cada ano um músico de renome nacional para tocar com os integrantes da Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina. A ideia é mostrar a essas crianças e adolescentes a possibilidade de profissionalização através da música", explica Leirton Marques, projetista da Guarda Mirim ao ressaltar a importância da participação do saxofonista no concerto. "O Derico já tocou com as maiores orquestras do mundo. Demostrando um grande despreendimento e amor à música, aceitou o convite para se apresentar com instrumentistas amadores em início de carreira e ainda declarou nas redes sociais a sua satisfação em ser convidado para o evento".

O saxofonista começou seus estudos de flauta aos 5 anos de idade. Aos 11, já tocava profissionalmente. Estudou com mestres renomados como João Dias Carrasqueira, Antônio Carlos Carrasqueira, Jean-Noel Saghaard, Lídia Alimonda, Héctor Costita e Amilson Godoy. Com apenas 14 anos foi "spala" (primeiro flautista) da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Em 1990, começou a participar das gravações do programa Jô Soares Onze e Meia, como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia, trabalho que lhe possibilitou tocar com músicos como Chick Corea, George Benson, Billy Cobham, Ian Anderson, Ray Coniff, Pepeu Gomes, Ed Motta, Pedrinho Mattar, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros. Com oito CDs solos lançados, o músico é autor de dois livros: "A Busca Dos Óculos de Graal - A História do Deriquismo e outros Assuntos Aleatórios" e "Bobagens.com". Atua como solista da Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte, e da Orquestra Filarmônica Bachiana Jovem de São Paulo, regida pelo maestro João Carlos Martins.

Criada há dois anos, a Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. "Os 40 integrantes se dividem em três grupos: sopros, percussão e vocal. São crianças e adolescentes com idade entre 8 e 12 anos que recebem aulas práticas e teóricas gratuitas duas vezes por semana no período da tarde. Os instrumentos musicais usados por eles são cedidos pela Guarda Mirim, que também oferece o espaço para os ensaios", informa o maestro Gilberto de Queiroz, regente da banda.

Ele explica que o repertório do concerto foi ensaiado durante as aulas ministradas ao longo dos últimos meses. "Na primeira parte da apresentação os integrantes da banda vão tocar uma coletânea que faz parte do método usado no processo de aprendizagem deles e que inclui as músicas "Aquarela" (Toquinho), "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) e a "Nova Sinfonia de Beethoven". Na sequência, junto com o Derico serão executadas "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos e Anastácia) e o tema do filme Spiderman (Paul Francis Webster / Robert Harris). Na parte final, haverá solo de alguns alunos e músicas que os professores da banda apresentarão junto com o Derico", detalha.

O projeto "Academia Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina" tem o patrocínio do Ministério da Cultura/Lei Federal de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet. "A banda é apenas uma das atividades desenvolvidas pela Associação Guarda Mirim de Londrina, que atualmente atende cerca de 800 adolescentes nas unidades de Londrina, Lerroville e Guaravera. A entidade oferece diversas atividades visando o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, além de oficinas profissionalizantes e alimentação. Os ingressos para o concerto desta quarta-feira serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis que serão encaminhados à própria Guarda Mirim", salienta o projetista da entidade.

Serviço:
Concerto da Banda Marcial Guarda Mirim de Londrina, com participação do saxofonista Derico Sciotti
Quando - Quarta-feira (21), às 20 horas
Onde - Rotary Club de Londrina - Casa da Amizade (Av. Harry Prochet, 777)
Os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis