Zeca Corrêa Leite
De Curitiba
Agora é para valer. De sexta a domingo, às 20 horas, no Teatro José Maria Santos, o argentino Sergio Mercurio apresenta ‘‘El Titiritero de Banfield’’. A montagem – teatro de bonecos para adultos – deveria ter estreado na semana passada, mas devido a uma denúncia do Sindicato dos Artistas à Polícia Federal, foi cancelada. O sindicato alegou que o visto de trabalho do ator estava vencido.
Tudo resolvido, o público terá oportunidade de ver, ou rever, a crônica emocionada do artista sobre o lugar onde nasceu. Banfield é um bairro de Buenos Aires, onde Mercurio nasceu. Tendo como matéria prima lembranças de infância, o artista descortina o cenário por onde passarão os personagens.
Ao mesmo tempo que nostálgicos, eles são engraçados, e conseguem uma rara empatia com a platéia. O boneco que mais encanta as pessoas é Bobi, um adolescente comunicativo fanático por futebol, que paga para ter um dedo de prosa e fazer amizades.
Porém, ao mesmo tempo que ele tem essas qualidades, não deixa de ser um adolescente típico, com seus grilos emocionais e rompantes de mal-humor. Rebela-se, quer ser independente de seu dono e manipulador, discute com ele e desce para a platéia, tentando achar quem o apoie. Bobi questiona o texto de Mercurio. A perfeição da cena dá aos espectadores a sensação de ver duas pessoas dialogando.
O adolescente é a estrela do elenco de ‘‘El Titiritero de Banfield’’, que tem ainda a bruxa Caca, vítima de desilusão amorosa; o velho Caco que se ocupa em reclamar da vida, e um quadro é dedicado especialmente à linguagem da sedução, interpretado pelas mãos do manipulador.
A recepção do público curitibano ao trabalho do argentino no último Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, promovido pelo Teatro Guaíra, motivou a atual temporada. A bilheteria do espetáculo será doada ao Provopar – Programa do Voluntariado Paranaense.
‘‘Não estou aqui por motivos financeiros, quero apenas mostrar a minha arte para as pessoas’’, afirmou Sérgio. Com esta iniciativa o ator encontrou a forma que melhor traduzisse seu reconhecimento ao carinho das pessoas. A receptividade ao seu espetáculo, durante o festival, e mais tarde as manifestações de solidariedade à atitude do Sated, motivaram-no a abrir mão do ganho financeiro.
‘‘El Titiritero de Banfield’’. Teatro de bonecos para adultos, com Sergio Mercurio. De sexta a domingo, às 20 horas, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de maio, 655, fone 322-2628, ramal 254). Ingtressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (bônus).

mockup