‘‘O fato de você se embrenhar pelo lado travesti e se posicionar, se portar como uma mulher, acho que é um fascínio que você tem pela mãe, pelas irmãs, um modelo de capa de revista’’. (Flávia)
‘‘Nós somos a mulher do futuro! É uma mulher com a cabeça de homem, porque nós pensamos de duas formas: tanto como mulher quanto como homem. Se tiver um trabalho mais pesado, que uma mulher não faz, a gente faz. Onde uma mulher parou, o travesti continuou’’. (Beatriz)
‘‘É pelo prazer que me transformei...Pelos homens que saem com a gente, aqueles homens lindos que gay não tem muita facilidade para arrumar: gay tem que pagar homem... Já temos sorte deles nos pagarem’’. (Petra)
‘‘Eu já senti mais de 1.800 agulhadas no meu corpo, de uma agulha 40/12, grossa, igual a um palito de fósforo, mas aguentando a dor para suportar aquilo...Não era aquilo que eu queria, eu estava acabando com o meu organismo, para satisfazer...a vontade, de repente, de outras pessoas. Eu descobri isso tarde...Elas vivem num mundo de fantasia. Elas fantasiam tudo! Tudo!’’. (Michelle)
‘‘Tem diferença do gay para o travesti, tem diferença...É porque o travesti quer logo tomar hormônio, se transformar. O gay não tem esse lado...Ele pensa como homem, quer se manter como homem, mas eu não sei se ele tem vergonha de assumir o lado feminino, porque a gente já não tem vergonha’’. (Suzane Kellen)
‘‘Para mim, travesti é aquele que teve coragem de se harmonizar e se siliconizar...senão, é um gayzinho, um rapazinho que deixou o cabelo crescer’’. (Jossy)
‘‘Eu nunca vi um travesti que fosse da classe alta. Eles vêm de baixo e quando ganham algum dinheiro lá fora, a primeira coisa que fazem é comprar uma casa para a mãe, porque não existe filho melhor que o travesti’’. (Maria Alcina)
‘‘Ser travesti? Hoje é uma grande frustração. Eu não tinha idéia das coisas pelas quais eu ia passar. Quando criança, eu sempre admirava a imagem da mulher, não é? Então, eu decidi que aquilo ali que eu estava vendo é que eu queria para mim mais tarde...Só que eu não tinha idéia das coisas pelas quais eu ia passar para ter uma profissão. Eu não tinha idéia de como as pessoas iam me fechar as portas...Muita coisa desagradável, muita coisa desagradável...Não te abrem as portas para trabalho, te empurram para a prostituição’’. (Luciana)

mockup