Denise Stoklos leva obra de Clarice Lispector ao palco
Atriz se apresenta neste domingo (9) no Teatro Ouro Verde dentro da programação do Festival de Dança de Londrina
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de outubro de 2022
Atriz se apresenta neste domingo (9) no Teatro Ouro Verde dentro da programação do Festival de Dança de Londrina
Marcos Roman - Grupo Folha

Convidada há muitos anos pelo diretor de teatro Fauzi Arap para protagonizar um espetáculo a partir de textos de Clarice Lispector, Denise Stoklos declinou da proposta. À época, a atriz e performer achava que a obra clariceana que a encantava desde a adolescência era um universo quase inatingível. Somente agora, aos 71 anos e depois de algumas décadas de uma trajetória artística reconhecida mundialmente, a artista decidiu aceitar o desafio.
LEIA MAIS
Festival de Dança de Londrina divulga a programação para 2022
O resultado da empreitada poderá ser conferido pelo público londrinense neste domingo (9), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. Em sua primeira participação no Festival de Dança, a artista traz à cidade o espetáculo “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”. A montagem reúne o “teatro essencial” – linha cênica da qual é idealizadora – com a obra clariceana, permeado pela voz de Elis Regina, que surge entre uma cena e outra inspirando leituras corporais.
Com dramaturgia de Wellington Andrade e direção de Elias Andreato, “Abjeto-Sujeiro” é um encontro de manifestações artísticas sem amarras e sem redes de segurança, como convém a uma atriz que nunca fez do palco um lugar de teatralidades convencionais. Denise faz uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. É o que ocorre em suas leituras perculiares do conto "A quinta história"; nos romances "Água viva" e "A paixão segundo G.H.”; e na crônica “Vergonha de viver”, por exemplo. Canções interpretadas por Elis Regina, como “Meio-termo” e “Os argonautas”, pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito.

Em seus últimos trabalhos Stoklos tem estado mais porosa a materiais dramatúrgicos com os quais, pela via do exercício da imaginação e da consciência públicas, estabelece uma proveitosa interlocução, fazendo com que, por exemplo, Melville, Kafka, Cortázar, Thomas Bernhard, e agora Clarice Lispector, façam sentido para nós por meio de seu corpo e de sua voz. Não constituindo propriamente um espetáculo teatral, embora não lhe faltem as marcas da teatralidade que a performer vem desenvolvendo já há quase cinco décadas, “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” é uma espécie de recital retesado pelas cordas da tragédia e da comédia – como convém ao encontro de uma atriz de intensidade ímpar com uma escritora cuja linguagem é essencialmente dramática.
Serviço:
Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos (São Paulo - SP)
Quando – Domingo (9), às 20 horas
Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Pontos de venda - Plataforma Sympla e bilheteria do Teatro Ouro Verde, das 16 horas até o início do espetáculo
...
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

