'Definição fantástica'
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de novembro de 2014
Marcos Roman<br>Reportagem Local 
A tecnologia digital é apontada como a maior revolução do setor cinematográfico nas últimas décadas. "Desde o surgimento do cinema os filmes são produzidos em película, que ao longo dos anos foram ganhando diversas melhorias. Mas nada que se compare à qualidade obtida com a tecnologia digital surgida em 2008, com o lançamento do filme 'Viagem ao Centro da Terra'", afirma o técnico cinematográfico José Augusto Napolitano Dias, que tem acompanhado as mudanças no setor nas últimas quatro décadas.
Segundo Dias, a qualidade de definição das imagens do sistema digital é muito superior à da película. "Existem algumas produções em película com excelente qualidade. Isso exige a utilização de equipamentos de ponta no processo de filmagem, na fase de pós-produção e na exibição. No entanto, quando colocadas ao lado de filmes produzidos com sistema 100% digital, a diferença é nítida, pois a qualidade do novo sistema deixa as imagens muito superiores, com uma definição fantástica", enfatiza.
100% digitais
Os filmes exibidos na rede Cinesystem do Londrina Norte Shopping são todos projetados em sistema 100% digital. "Desde a inauguração, em 2012, nossas seis salas contam com essa tecnologia", destaca o gerente local, Luis Claudio Paixão.
Ele explica que os filmes chegam ao Multiplex por malote em hard discs (HDs), enviados diretamente pelas distribuidoras. "Geralmente, as cópias chegam um ou dois dias antes da estreia, que acontece às quintas-feiras", esclarece.
O conteúdo digital recebido é repassado a um computador superpotente e configurado como servidor. "Em seguida, com um software específico realizo a montagem dos arquivos, inserindo os trailers dos próximos lançamentos, vinhetas antes do filme que será exibido. Esse processo dura, em média, 20 minutos", relata.
Após toda a montagem, Paixão aguarda a liberação de uma chave de acesso que, por questões de segurança, muitas vezes são liberadas pelas distribuidoras poucos minutos antes de cada sessão. "É a senha que chega por e-mail e que somente após a sua inclusão o filme pode ser exibido. Por meio desse processo, a cada sessão são enviados automaticamente relatórios para as distribuidoras com a data e horário de exibição do filme e também com o número de espectadores", detalha.
Paixão destaca que além de monitorar em tempo real a frequência de espectadores a cada sessão, o sistema digital permite ampliar de forma ágil o número de salas que exibem os maiores sucessos de público. "Cada rolo de película permite apenas uma exibição por vez. Já com a tecnologia digital é possível exibir o mesmo filme em várias salas, simultaneamente", salienta.


