A professora Josiane Barusso, da Escola Municipal Maria Rosa Trevisan Galhasce, de Cambé, aprovou a iniciativa. "Achei muito produtivo o debate, pois reforça assuntos que normalmente as escolas desenvolvem durante todo o ano", disse. No caso da sua escola, a chegada da primavera promoveu uma renovação no visual da escola com as floreiras feitas pelos alunos com o reaproveitamento de pneus usados. "O projeto começou com esse enfoque, mas de repente abraçou a causa da reciclagem e envolveu toda a comunidade escolar. Pode parecer clichê, mas esse assunto precisa ser abordado toda hora. É um trabalho de formiguinha que devemos fazer", destacou.
A cozinheira industrial Rosemeire Osório Ribeiro estava orgulhosa do desempenho da sua filha, Edilaine, da Escola Municipal São Fernando, de Rolândia. Depois de trabalhar até às cinco da manhã, não dormiu para poder estar presente ao debate. "Já sabia que ela iria se sair bem, pois é bem extrovertida e estudiosa. Sempre falo que o estudo precisa estar em primeiro lugar. Agora o estudo deve ser o único `trabalho´ dela. Fico feliz de chegar o final do ano e ver que todo o esforça para ela estudar valeu a pena", comentou.
Acompanhada dos alunos Camila e Guilherme, que consideraram o debate "legal e importante", a professora auxiliar Edna Alves, da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, de Londrina, ressaltou a importância da realização das oficinas escolares utilizando materiais recicláveis para despertar nas crianças a noção das novas possibilidades de uso desses produtos. "Sempre estamos solicitando que os alunos tragam para a escola os objetos recicláveis para reutilizarmos. No momento, por exemplo, estamos nos preparando para a confecção dos enfeites de Natal com recicláveis, inclusive produzindo cartões com papel reciclável", informou.
Na avaliação da secretária de educação de Cambé, Claudia Aparecida Paschoal de Souza, a realização do debate na Câmara Municipal de Cambé (nas edições anteriores o evento foi realizado na sede da Folha de Londrina) contribuiu para reforçar nos alunos a importância da opinião deles. "Só de saírem da escola já se sentem motivados e poderem estar aqui, debatendo as suas ideias, também é uma forma de valorizá-los", destacou. "Muitos estão vindo à Câmara pela primeira vez e isso ainda deve render reflexões interessantes na escola e nas famílias sobre a função dos vereadores, das leis formuladas aqui, e de que eles também são cidadãos com direito a expressar desde já as suas opiniões sobre o mundo", concluiu. (A.P.N.)

mockup